Minas Gerais conquista viajantes com destinos de turismo rural, aponta pesquisa

Minas Gerais é o estado mais procurado para a prática do turismo rural, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Essa modalidade turística consiste em passeios ao campo, incluindo fazendas produtivas ou não, excursões a cavalo, visitas a cachoeiras, degustação de comidas típicas do interior e muito mais.

Da mesma forma, o turismo rural proporciona experiências autênticas do campo por dispor de hospedagens rurais. Além de desestressar em um ambiente pacato e silencioso, hóspedes têm fácil acesso a todo tipo de atividades e gastronomia rurais.

A preferência pelo estado foi unanime entre 42% dos entrevistados da pesquisa do Ministério. Para corresponder à demanda de viajantes, municípios de Minas Gerais têm investido em atividades de turismo rural.

Onde fazer turismo rural em Minas Gerais?

A região do Sul de Minas conta com produtoras de café, azeites, leite e uva, além de derivados desses itens, como vinhos, doces, queijos e cafés especiais. Ou seja, é uma excelente região para um tour gastronômico de produtos caseiros e artesanais.

Quem gosta de vinho, por exemplo, pode visitar a cidade de Andradas sem medo. São várias opções de vinícolas para visitar e degustar de vinhos autorais deliciosos, como a Vinícola Stella Valentino, a Vinícola Bertoli Vinhos Finos e a Adega Vinhos Basso.

Quem gosta de passeios mais emocionantes vai adorar as trilhas espelhadas pela natureza da região. Também é possível praticar rapel, mountain bike, escalada e saltos.

Gonçalves é uma das cidades mineiras ideais para a prática dessas atividades, especialmente a escalada, que pode ser realizada em picos e falésias do destino. Alguns exemplos são a Pedra Chanfrada, Pedra do Forno, Mirante do Cruzeiro e Pedra Bonita. O município também dispõe de 30 cachoeiras incríveis para espantar o calor.

Poço de Caldas é outra cidade que reúne um pouco de tudo: águas termais para o relaxamento, picos e montanhas para a prática de esportes e vislumbre da paisagem e fazendas produtoras de café, azeite, vinhos e queijos para saciar a fome. As cachaçarias do destino são especialmente populares entre turistas.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…