Minas Gerais conquista viajantes com destinos de turismo rural, aponta pesquisa

Minas Gerais é o estado mais procurado para a prática do turismo rural, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Essa modalidade turística consiste em passeios ao campo, incluindo fazendas produtivas ou não, excursões a cavalo, visitas a cachoeiras, degustação de comidas típicas do interior e muito mais.

Da mesma forma, o turismo rural proporciona experiências autênticas do campo por dispor de hospedagens rurais. Além de desestressar em um ambiente pacato e silencioso, hóspedes têm fácil acesso a todo tipo de atividades e gastronomia rurais.

A preferência pelo estado foi unanime entre 42% dos entrevistados da pesquisa do Ministério. Para corresponder à demanda de viajantes, municípios de Minas Gerais têm investido em atividades de turismo rural.

Onde fazer turismo rural em Minas Gerais?

A região do Sul de Minas conta com produtoras de café, azeites, leite e uva, além de derivados desses itens, como vinhos, doces, queijos e cafés especiais. Ou seja, é uma excelente região para um tour gastronômico de produtos caseiros e artesanais.

Quem gosta de vinho, por exemplo, pode visitar a cidade de Andradas sem medo. São várias opções de vinícolas para visitar e degustar de vinhos autorais deliciosos, como a Vinícola Stella Valentino, a Vinícola Bertoli Vinhos Finos e a Adega Vinhos Basso.

Quem gosta de passeios mais emocionantes vai adorar as trilhas espelhadas pela natureza da região. Também é possível praticar rapel, mountain bike, escalada e saltos.

Gonçalves é uma das cidades mineiras ideais para a prática dessas atividades, especialmente a escalada, que pode ser realizada em picos e falésias do destino. Alguns exemplos são a Pedra Chanfrada, Pedra do Forno, Mirante do Cruzeiro e Pedra Bonita. O município também dispõe de 30 cachoeiras incríveis para espantar o calor.

Poço de Caldas é outra cidade que reúne um pouco de tudo: águas termais para o relaxamento, picos e montanhas para a prática de esportes e vislumbre da paisagem e fazendas produtoras de café, azeite, vinhos e queijos para saciar a fome. As cachaçarias do destino são especialmente populares entre turistas.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile