Neva em Santa Catarina no mês de maio após 15 anos sem registros
Santa Catarina, no Sul do país, já teve o primeiro gostinho da neve neste ano com a onda de frio que atingiu o Brasil nas últimas terça (17) e quarta-feira (18). A chuva congelada chegou primeiro e, depois, a neve caiu sobre várias cidades catarinenses.
O Morro das Antenas, o ponto mais alto de Urupema, localizada na Serra Catarinense, recebeu os primeiros flocos de neve de 2022. Registros de neve também ocorreram em Bom Jardim da Serra, Lages, Urubici e São Joaquim. Os residentes das regiões citadas se encantaram com a paisagem, apesar das temperaturas baixíssimas. Bom Jardim da Serra, por exemplo, registrou a menor temperatura do Estado: -2,4ºC.
- Confira ainda: LATAM anuncia retorno do serviço de bordo em voos nacionais
É a primeira vez em 15 anos que neva em Santa Catarina durante o mês de maio, um mês antes do início do inverno. Normalmente, fenômenos como esse acontecem fora da época esperada quando outro fenômeno climático ocorre em concomitância, como, por exemplo, a La Ninã. Foi o que aconteceu em 2007 em várias cidades catarinenses, como Urupema e São Joaquim, segundo o Climatempo.
No caso mais recente, a neve fora do inverno registrada no Sul do país se deu devido à tempestade tropical Yakecan, a qual também resultou em ventos fortes no estado vizinho de Rio Grande do Sul.
Temperaturas negativas foram registradas no estado gaúcho mesmo durante o dia. Em São José dos Ausentes, por exemplo, a sensação térmica chegou a -20ºC. A neve também caiu sobre Cambará do Sul. A previsão do fenômeno levou muitas pessoas ao local.
- Confira também: Aprovação do despacho gratuito de bagagens pode afastar interesse de cias low cost no país
Já no Paraná, o primeiro registro de neve de 2022 aconteceu em Palmas. A cidade teve uma das temperaturas mais baixas do estado, chegando a 1,4ºC durante a madrugada de quarta-feira. Embora a capital Curitiba não tenha registrado neve, os termômetros marcaram 5,7ºC durante o dia.
Via: G1 e CNN Brasil.