O museu mais antigo de Nova York, o Museu da Sociedade Histórica de Nova York, em breve irá acomodar um espaço dedicado exclusivamente à história LGBTQ+, chamado American LGBTQ+ Museum. Já em 2022, os representantes do museu esperam poder abrir algumas exposições físicas, porém a data de inauguração total está prevista para 2024.
Representantes do Museu da Sociedade Histórica de Nova York, estabelecido em 1804, anunciaram a expansão do museu neste mês.
O novo espaço será o primeiro museu dedicado inteiramente para a história e cultura LGBTQ+ nos âmbitos global, nacional e local. Ou seja, não será dedicado somente aos nova-iorquinos ou americanos, mas a personalidades de outros países.
A intenção é que o museu seja uma “escola para ativistas”, destacando as vidas e conquistas de personalidades LGBTQ+ que normalmente ficam fora dos olhos das grandes mídias. Assim, é difícil encontrar vestígios de suas existências em instituições e programas culturais da atualidade.
As histórias daqueles que viveram décadas de lutas LGBTQ+, ativistas que atualmente pressionam para modificar leis nocivas às pessoas LGBTQ+ e jovens transgêneros que são alvos de projetos de lei em parlamentos pelos países ganharão um espaço de destaque no museu.
“Essas histórias precisam ser contadas”, afirmou um dos membros do conselho do American LGBTQ+ Museum, Richard Burns. “Todos nós precisamos entender as consequências das políticas públicas e da cultura na vida das pessoas que vivem aqui.”
O museu já realiza alguns eventos digitais, os quais podem ser conferidos aqui.
Via: NBC.