A China inaugurou o trem considerado o mais rápido do mundo: um trem de levitação magnética que pode chegar a 600 km/h. Em comparação, um avião chega a atingir 800-900 km/h. O trem está situado na cidade de Qingdao.
Graças a tecnologia da levitação magnética, o trem parece estar flutuando enquanto anda, proporcionando uma viagem tranquila mesmo com a alta velocidade. O trem também emite baixos níveis de poluição sonora e requer menos manutenção que outros trens-bala, segundo o gerente geral e engenheiro chefe da CRRC Sifang, Liang Jianying.
- Confira ainda! Copa do Mundo 2022 no Catar: pacotes de viagem e quanto custa viajar para ver os jogos
Trens de velocidade alta são uma das principais prioridades da China, que planeja conectar as suas metrópoles através de vias ferroviárias para reduzir o tempo e o preço das viagens.
A média de velocidade que os trens-bala da China costumam atingir é de cerca de 350 km/h, então trens como o lançado em Qingdao podem se tornar a solução para os problemas de transporte do país.
Um dos empecilhos para que essa realidade se concretize é a falta de linhas para os trens de levitação magnética. Atualmente, a China possui somente uma linha comercial própria para esses transtornos, conectando o Aeroporto de Xangai a Estação de Longyang, na cidade. A viagem de 30 km é feita em sete minutos e meio.
Via: CNN Travel.