Viajantes agora podem viajar de Berlin, na Alemanha, à Paris, na França, a bordo de um trem noturno. A rota foi inaugurada no mês de dezembro após quase uma década sem serviços nesse horário.
A retomada do trajeto é o resultado de uma iniciativa conjunta da Deutsche Bahn, da Alemanha, e da SNCF, da França. Ambas são empresas ferroviárias estatais. Em 2014, a Deutsche Bahn suspendeu a rota devido à baixa procura, mas o cenário parece estar mudando.
Inicialmente, o trem operará três vezes por semana, com expectativa de aumentar a frequência para todos os dias até o mês de outubro. Tudo dependerá da resposta dos viajantes à nova rota.
A viagem possui duração de 15 horas, então é interessante viajar à noite, quando é possível dormir durante boa parte do trajeto.
A partir de 30 euros (R$ 160 na cotação de hoje), passageiros podem reservar cabines para viajar de Berlin a Paris durante à noite. O trem passa pelas cidades alemãs de Halle (Saale), Erfurt e Frankfurt e a cidade francesa de Strasbourg.
O interesse por viagens de trem noturnas tem crescido novamente entre os europeus. Ele se dá, em partes, pela preocupação com a emissão de carbono gerada pelas aeronaves. Passageiros estão buscando alternativas mais econômicas e sustentáveis para viajar pelo Velho Continente.
Via: DW.