Obras de Catedral de Notre Dame avançam; monumento deve reabrir em 2024
As obras de restauração da Catedral de Notre Dame, em Paris, após o incêndio de 2019, se aproximam do fim. Este importante atrativo turístico e igreja francesa deve reabrir até o fim de 2024.
Durante o incêndio, a flecha central de 66 metros da catedral veio abaixo. As novas bases foram instaladas nesta semana, o que irá permitir a reconstrução dessa parte tão característica do monumento histórico.
A base da flecha é feita de madeira de carvalho de florestas francesas e pesa mais de 80 toneladas. Ela foi erguida por guindastes até o seu devido lugar, no teto da catedral. A réplica da original já está sendo construída.
O general reformado do Exército, Jean-Louis Georgelin, o qual está liderando a reconstrução, contou à CNN que os parisienses e turistas verão o monumento erguer-se aos céus nos próximos meses. “É quando saberão de verdade que a catedral está sendo devolvida a eles”, contou Jean-Louis.
A recuperação dos belos vitrais coloridos da Catedral de Notre Dame também está em andamento nesta fase da reconstrução. Os bombeiros conseguiram salvá-los do fogo ao evitarem jogar água fria nelas. Caso isso acontecesse, elas teriam se quebrado. Atualmente, uma parte deles foi removida para a limpeza.
VIa: Casa e Jardim.