Onda de calor no Sul do Brasil está com os dias contados! Massa de ar frio refrescará a região nesta semana

Quando este calor que tomou conta da região Sul do Brasil vai acabar? Se você é um dos milhares de brasileiros do Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande de Sul que se fazem essa mesma pergunta, saiba que há sinais de que o calor vai dar trégua nesta semana.

Onda de calor histórica no Rio Grande do Sul

Uma massa de ar frio vai espantar a onda de calor que se alojou, sobretudo, no Rio Grande do Sul. O estado sofre as consequências de um fenômeno meteorológico conhecido como “cúpula de calor”. Isso acontece quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por muitos dias ou semanas.

Por essa razão, o estado gaúcho tem registrado temperaturas elevadíssimas consecutivamente. O Rio Grande do Sul registra quase 15 dias de temperaturas acima de 40ºC e até a próxima terça-feira (25) é esperado que o calor intenso permaneça. Até lá, beba bastante água e permaneça em locais refrescantes para não sofrer com o calor intenso.

Os efeitos da cúpula de calor também estão sendo sentidos pelos moradores de Santa Catarina e Paraná, embora seja em menor escala.

Massa de ar frio deve afastar onda de calor

Na próxima quarta-feira (26), choverá em várias regiões do Rio Grande do Sul, com risco de temporais, por conta do ingresso de uma massa de ar frio. No restante da semana, o ar frio deve se encaminhar para Santa Catarina e Paraná, reduzindo as temperaturas escaldantes a temperaturas agradáveis.

Em muitas cidades gaúchas, as temperaturas registradas durante o dia após a massa de ar frio deverão ser menores que as registradas durante a madrugada dos dias da onda de calor. Ou seja, a mudança de temperatura será significativa!

Por ser uma mudança radical, temporais, vendavais e chuvas com granizo podem ocorrer em várias áreas da região Sul e causar alagamentos e outros prejuízos. Então, moradores dos três estados do Sul devem se preparar para chuvas torrenciais e pancadas de chuva severas após a próxima quarta-feira.

Via: MetSul.

Leia também
Angra dos Reis passa a cobrar taxa de turismo em 2026; valor será reajustado nos próximos anos

Quem visita Angra dos Reis em 2026 precisa considerar um novo custo no planejamento da…

Brasil bate recorde e transporta 130 milhões de passageiros em 2025

O transporte aéreo brasileiro alcançou um marco histórico em 2025. Segundo dados oficiais do setor,…

Aeroporto de Viracopos bate recorde histórico de passageiros em 2025 e mira novas rotas em 2026

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fechou 2025 com o maior volume de…