Os 5 destinos com os céus estrelados mais bonitos do país, segundo especialista

céu estrelado

Já pensou em fazer uma viagem astronômica? O Brasil é um país bem interessante para o ‘turismo astronômico’. Por estar localizado no hemisfério sul, existem muitos pontos bacanas para observar as estrelas e fenômenos astronômicos, como as chuvas de meteoros.

Além disso, o Brasil possui mais de vinte observatórios astronômicos com telescópios profissionais em funcionamento. Eles podem ser visitados pelo público em determinados dias e horários!

Clauber Alex Vieira, doutorando em Física Experimental pela Universidade de Brasília (UnB), contou quais são os melhores destinos para avistar um céu cheio de estrelas.

Os céus estrelados mais bonitos do país

Confira, abaixo, os melhores destinos nacionais para observar corpos celestes e fenômenos astronômicos.

Caraíva (BA)

Caraíva é um destino baiano a duas horas de Porto Seguro perfeito para quem gosta de aventuras em ambientes rústicos. O local é bem simples: veículos são proibidos, a conexão com a internet não é das melhores e não há iluminação de postes nas ruas.

É um excelente lugar para observar a beleza do céu estrelado e curtir um período de desconexão da tecnologia. Aliás, Caraíva já foi considerada a cidade com o céu mais estrelado do Brasil!

Atibaia (SP)

Atibaia, a 67 km de São Paulo, é a segunda recomendação do doutorando. Para chegar ao ponto de observação mais popular, a Pedra Grande, é preciso fazer um pouco de esforço.

Viajantes podem fazer a trilha até o topo a pé. São três opções, com diferentes níveis de dificuldade: Minha Deusa (2.4 km), Mangueira (2.6 km) e Monges (3 km). Passeios de carro, 4×4, moto e bicicleta também estão disponíveis.

Paranaguá (PR)

Pertinho de Paranaguá, a somente 1h30 de travessia de barco, está a Ilha do Mel. Assim como Caraíva, o destino turístico é feito para quem quer conexão com a natureza.

Só é possível entrar na ilha com uma reserva em acomodação devido aos esforços feitos para preservar o ecossistema local. Então, vale a pena programar uma viagem para a Ilha do Mel e aproveitar tanto as noites estreladas quanto os dias ensolarados.

Novo Hamburgo (RS)

A 160 km de Porto Alegre está Novo Hamburgo. Do topo do Morro da Embratel ou Morro Felskopf é possível avistar alguns dos municípios que compõem o Vale do Rio dos Sinos, além das estrelas quando a noite cai. A estrutura do mirante está localizada sobre uma rocha a 700 metros de altitude. O nome do atrativo foi modificado em 2009, mas as pessoas ainda o conhecem pelo nome de ‘Embratel’.

Itajubá (MG)

Por fim, a cidade de Itajubá está a 447 km de Belo Horizonte. O local para ver os astros no destino é a Reserva Biológica Municipal da Serra dos Toledos. Ela engloba o maior trecho de remanescente da Mata Atlântica preservada da região. O passeio para observar as estrelas e tirar belas fotografias é popular neste ponto turístico. Viajantes podem fazer visitas guiadas ou autoguiadas ao visitar o local.

Dicas para observar as estrelas no Brasil!

Algumas dicas compartilhadas por físicos para se ter um sucesso na observação das estrelas são:

  • Verificar o clima do dia da observação: checar as condições meteorológicas é essencial, uma vez que é preciso escolher uma noite nítida para ver as estrelas. Escolha, de preferência, noites nas estações secas e frias. O céu noturno tende a estar mais limpo.
  • Ir para um lugar afastado: não é à toa que os melhores pontos de observação noturna são em ambientes afastados das luzes dos grandes centros. Procure, então, um local remoto para ter uma bela visão até da luz emitida pelos corpos mais distantes no espaço.
  • Observar a fase da lua: o brilho da Lua tende a ofuscar alguns objetos mais apagados, como aglomerados de estrelas e galáxias. Por isso, a Lua Nova é a melhor fase para a sua viagem astronômica.
  • Não comprar telescópio: não é preciso ter um telescópio para ter um vislumbre dos astros. Para quem está interessado em iniciar este hobby ou só quer ter uma bela visão do céu estrelado, o melhor equipamento é o olho nu. Caso surja a vontade de observar as estrelas com mais frequência e em certos momentos do ano, você pode começar a procurar por telescópios amadores.

Via: GOV.BR.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Sair da versão mobile