Países se preparam para reabrir pontos turísticos e fronteiras de forma gradativa
Com o número de casos de COVID-19 em queda, alguns países iniciaram o processo de reabertura de atrações turísticas e das fronteiras. Na Itália, por exemplo, museus, cafés e restaurantes voltaram a funcionar na última segunda-feira (18).
Entrada de estrangeiros
A Itália pretende permitir a entrada de europeus no dia 3 de junho. A Espanha provavelmente seguirá este exemplo no final do mesmo mês. Até uma data ser determinada, a quarentena de 14 dias é obrigatória para quem vem de fora.
No último final de semana, a Alemanha, Áustria, França e Suíça reabriram suas fronteiras para que os seus habitantes possam circular entre os países. Enquanto isso, o continente asiático mantém as restrições de entrada de estrangeiros.
Os Estados Unidos proibiram a entrada de europeus e chineses no país. Na última terça-feira (19), o presidente Donald Trump mencionou um possível veto de voos chegando do Brasil. Por enquanto, brasileiros ainda podem entrar no país.
Atrativos turísticos
Nos EUA, os parques da Disney e do Universal, situados em Orlando, pretendem reabrir as suas galerias. A City Walk, do Universal, inaugurou a primeira fase da reabertura no dia 14 de maio enquanto a Disney Springs o fez no dia 20 de maio.
Em território nacional, destinos da região Sul procuram retomar suas atividades. Em Gramado (SC), foram reabertos hotéis e alguns pontos turísticos, mas eles só podem funcionar com 50% da capacidade. É obrigatório o uso de máscaras na rua e dentro das hospedagens.
Em Cambará do Sul, a 230 kim de Porto Alegre (RS), um acampamento de luxo voltou a funcionar em 30 de abril. O chamado ‘Parador Casa da Montanha’, no entanto, só pode funcionar com 50% da capacidade.
Por ser isolado em meio a natureza, a procura pela hospedagem está alta. Em maio, eles obtiveram 40% de ocupação. Também é obrigatório o uso de máscara.
Em Foz do Iguaçu (PR), muitos atrativos turísticos se preparam para abrir no dia 10 de junho. O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, reabrirá com 30% de capacidade. Muitas hospedagens voltadas para o público corporativo já estão abertas desde o dia 11.