Procurando por lugares incríveis para viajar em outubro de 2021? Então, este post é para você! Selecionamos três destinos para viajantes com perfis diferentes. Cada um proporciona experiências incríveis, as quais certamente ficam guardadas na memória como momentos calorosas. Vamos conferir!
3 destinos no Brasil para viajar em outubro
1. Itacaré (BA)
Itacaré é o destino completo para os amantes de praia e, ainda, de cachoeiras e riachos. As praias são divididas entre urbanas, com maior infraestrutura e acesso fácil ao centro da cidade, e rurais, menos movimentadas e com ar bucólico.
Ainda assim, as praias com proximidade de pousadas, restaurantes e rodovias não deixam de ser espetaculares. A Praia do Resende, da Concha, da Tiririca, da Costa e da Ribeira são as principais dessa categoria. Todas as praias são cercadas por um verde intenso e banhadas por águas turquesas, ideais para o banho de mar e fotografias.
As praias rurais são compostas pela Praia de Itacarezinho, de Jeribucaçu, da Engenhoca, Havaizinho e da Camboinha. Todas podem ser acessadas por uma trilha que fica cerca de 15 KM do centro de Itacaré. Por serem mais desertas, convidam ao relaxamento.
Além das praias, viajantes podem tomar banho nas cachoeiras da região. É preciso caminhar para chegar até elas, mas a maioria tem acesso fácil e rápido. A Cachoeira do Tijuípe possui 4 metros de altura e pode ser acessada por uma trilha curta. A Cachoeira do Cleandro, por outro lado, tem acesso por barco ou canoa por se encontrar dentro de uma fazenda. O passeio é válido em razão das piscinas naturais deliciosas!
E viajantes não podem deixar de conhecer a Cachoeira de Noré, com 15 metros de altura, e o Salto do Apepique, com 50 metros de altura. Ambos os pontos são favoráveis para a prática de rapel!
- Confira ainda: Florianópolis mantém planos para Réveillon 2022, mas prossegue avaliando situação da pandemia
2. Olinda (PE)
Olinda é um destino exuberante de Pernambuco com muita histórica, cultura e paisagens naturais majestosas. Caminhar pela cidade por si só já é uma experiência devido às edificações datadas do século XV.
As igrejas barrocas de Olinda são um deleite para a vista. A Basílica de São Bento, por exemplo, possui um altar revestido com 28 KG de ouro; a Igreja da Misericórdia exibe uma imagem de Nossa Senhora em painéis de azulejos portugueses; e o Convento São Francisco é rico em detalhes barracos.
A cidade também reúne muitas expressões culturais na Rua do Amaro. Lá, turistas encontram ateliês de artesanato e o Museu Regional de Olinda, além de bares e restaurantes para desfrutarem da gastronomia local.
Já no Mercado de Artesanato da Sé, no Alto da Sé, viajantes se deparam com produtos regionais, como peças de madeira, roupas e enxovais de renda. Neste local também está situado o Mirante da Sé, de onde se pode ter uma bela vista da cidade com o mar ao fundo.
O Mercado da Riveira é outro ponto turístico onde se pode adquirir ou contemplar peças artesanais. Na mesma rua, está o Museu do Mamulengo, que funciona somente de terça-feira a sábado. O local dispõe um acervo de mais de 1.000 bonecos de 27 metros. Aliás, muitos desses passeios podem ser feitos a pé uma vez que os atrativos são próximos.
3. Blumenau (SC)
Não tem como falar em viagem em outubro sem sugerir Blumenau, um dos destinos catarinenses que bomba nesse mês. A Oktoberfest, que acontece todos os anos em outubro, atrai brasileiros de todas as partes do país. São vários dias de festa, chop e gastronomia da Alemanha. Tudo isso é embalado em muito música e decorado com roupas típicas da cultura alemã.
Além da festa, realizada na Vila Germânica, um ponto turístico tradicional de Blumenau, viajantes também podem se aprofundar neste pedacinho da Europa no Brasil ao visitar o Museu da Família Colonial, a fábrica e o bar Estação Eisenbahn, o Museu Hering, e a Vila Itoupava, a 25 KM do centro da cidade. Nesta pequena vila, a cultura e arquitetura alemã estão bem conservadas. Tanto que a maioria da população fala alemão.
Blumenau também tem opções de pontos turísticos para quem gosta de contato com a natureza. O Parque São Francisco de Assis é uma reserva natural de 23 hectares de Mata Atlântica por onde se pode fazer trilhas ecológicas.
Já o Parque das Nascentes é considerado o maior parque público da região. São mais de 5.000 hectares de lagos, riachos e cascatas, os quais podem ser acessados através de nove trilhas. Por fim, o Parque Ecológico Spitzkopf é outra opção de ecoturismo. Além dos riachos, cascatas e trilhas, o local tem um mirante a 936 metros de altitude.
Achou esses destinos interessantes? Então, preste atenção nas promoções de passagens aéreas. As ofertas GOL, LATAM, Azul, entre outras companhias aéreas, são abundantes ao longo do ano. Além disso, fique de olho nas ofertas de pacotes 2021 de agências de viagem!