Ouro Preto, um dos destinos mais cobiçados de Minas Gerais, obteve nota 10 nos índices do ICMS Turismo pela sétima vez consecutiva!
Iniciativa pioneira do país, o ICMS Turismo é um programa da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (Secult) cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos e programas voltados ao turismo local. Em troca, os destinos recebem recursos que abastecem os Fundos Municipais de Turismo, garantidos por lei estadual.
Ouro Preto correspondeu a todos os critérios para obter uma boa nota na avaliação do governo do estado. São eles: ter uma política pública de turismo em vigor, um plano municipal de turismo e ser associado a uma Instância de Governança Regional.
O destino histórico é associado ao Circuito do Ouro, o qual engloba diversas cidades com a mesma importância histórica e cultural de Ouro Preto, como Mariana, Tiradentes e São João del-Rei.
Ouro Preto: paraíso histórico e cultura entre as montanhas
O Ouro Preto é um município mineiro que há anos vem corroborando com o desenvolvimento econômico, cultural e social de Minas Gerais. Declarada um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1980, este tesouro nacional conta com ruas de paralelepípedos e prédios de arquitetura colonial que transportam viajantes no tempo.
O acervo de igrejas barrocas e artes sacras, bem como de museus que contam a história do destino e do estado como um todo, contribuem para a sensação de estar viajando para épocas de outrora.
Além disso, Ouro Preto é cercado por montanhas que convidam viajantes a passear pelas trilhas espalhadas por elas, as quais são sabiamente usadas por turistas e locais para apreciar a beleza da região. Há vários pontos estratégicos para observar o destino de cima.
Via: Prefeitura Municipal de Ouro Preto.