O maior parque nacional do mundo fica no nordeste da Groenlândia, território que faz parte do Reino da Dinamarca. O Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia possui incríveis 972 mil quilômetros quadrados!
O território do parque é maior do que o território de 164 estados-membros das Nações Unidas, que atualmente conta com 193 participantes. Alguns exemplos de países cuja área total é menor do que a do parque nacional são:
- Maldivas, país insular no Oceano Índico, com 300 quilômetros quadrados.
- Andorra, principado entre a França e a Espanha, com 468 quilômetros quadrados.
- Singapura, cidade-estado da Ásia, com 725 quilômetros quadrados.
- São Tomé e Príncipe, país insular do Golfo da Guiné, com 1.001 quilômetros quadrados.
- Luxemburgo, pequeno país europeu, com 2.586 quilômetros quadrados.
- Brunei, pequeno país na ilha de Bornéu no sudeste da Ásia, com 5.765 quilômetros quadrados.
Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia
Embora acessar o local seja difícil, dado que é preciso solicitar autorização do governo e se planejar meticulosamente para enfrentar o clima, quem tem a oportunidade ou a curiosidade de conhecer o parque nacional deve fazê-lo.
Isso porque paisagens cênicas esperam viajantes que pisam nas terras gélidas da Groenlândia. O deslumbrante cenário inclui montanhas cobertas de gelo, fiordes e geleiras quilométricas, como a da imagem abaixo.
A vida selvagem do parque é igualmente vasta, com ursos polares, renas, raposas árticas, focas e lebres árticas, além da vida marinha que habita as águas invernais.
O Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia também é um ponto de observação de auroras boreais. Esses belos fenômenos da natureza criam um espetáculo no céu e, por isso, atrai muitos viajantes curiosos. Entretanto, mesmo durante a temporada de auroras boreais, avistá-las não é 100% garantido.