O Brasil agora conta com mais um parque nacional: o Parque Nacional da Serra do Teixeira, primeiro do estado da Paraíba.
Ele foi criado a partir de um decreto presidencial assinado pelo presidente Lula no último dia seis de junho, o Dia do Meio Ambiente. A instauração do parque visa proteger a biodiversidade da região e promover o turismo ecológico.
Parque Nacional da Serra Teixeira
Viajantes possuem mais um destino da natureza para fazer ecoturismo. O Parque Nacional da Serra do Teixeira tem aproximadamente 61 mil hectares de caatinga.
A área abrange 12 municípios paraibanos: Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D’água, Matureia, Olho D’Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira.
O Pico do Jabre é uma das principais atrações naturais do local. Situado em Matureia, a cerca de 325 km de João Pessoa, a capital do estado, o pico tem 1.208 metros de altitude. Este é o ponto mais alto do estado.
O decreto presidencial que criou o parque também permite a mineração na chamada Zona de Amortecimento, região entorno de unidades de conservação. Segundo o ICMBio, no entanto, ela ainda não foi delimitada para uso.
“Esses Decretos há tempos eram aguardados. Especialmente para o povo paraibano, o novo parque é a garantia de que toda a população será beneficiada, por meio de várias oportunidades que se abrem. E também a certeza de que uma parcela do ambiente natural da Caatinga encontra-se protegida”, comemorou o presidente do ICMBio, Mauro Pires, na ocasião de assinatura do decreto.
Via: GOV.BR.