Passageiros vindos do exterior precisarão fazer quarentena na chegada ao Brasil
A LATAM fez um anúncio importante em suas redes sociais: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agora exige que viajantes que passaram (conexões, escala) ou estiveram no Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul ou Índia nos últimos 14 dias devem fazer quarentena obrigatória ao desembarcar no Brasil.
A exigência implica em mudanças nos planos dos viajantes. Passageiros deverão fazer a quarentena de 14 dias na cidade pela qual chegaram ao Brasil. O custo desse período de isolamento deve ser pago pelo próprio passageiro.
Quem desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, não poderá seguir viagem em voos domésticos logo após a aterrisagem.
A Anvisa tomou essa decisão após uma ação do Ministério Público Federal que determina que a agência comece a informar às companhias aéreas operantes em Guarulhos quais passageiros vindos de outros países devem fazer quarentena e, consequentemente, não embarcar em voos domésticos. A ação foi acatada pela Justiça Federal de Guarulhos na última semana.
O objetivo dessa exigência é evitar o livre deslocamento de viajantes no país a partir do aeroporto que possui o maior fluxo de passageiros internacionais do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos. Deste modo, procura-se reduzir o risco de propagação da variante Delta em território brasileiro.
- Veja ainda: Promoção Coca-Cola premia participantes com até R$ 20 mil e R$ 1 milhão em produtos retornáveis
No primeiro caso de registro da variante indiana no Brasil, a situação foi justamente a mais temida: um passageiro infectado desembarcou em Guarulhos e, mesmo após afirmar que faria quarentena, embarcou para um voo para o Rio de Janeiro, colocando a saúde de outros passageiros, da tripulação e dos funcionários de ambos os aeroportos em risco.
Abaixo, veja o comunicado da LATAM.
#AtençãoPassageiros: a ANVISA determinou que todos os viajantes com entrada permitida no Brasil, que saíram ou estiveram no Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia nos últimos 14 dias, deverão cumprir quarentena obrigatória na chegada ao Brasil. pic.twitter.com/Tdn6Ajtcy7
— LATAM Brasil (@LATAM_BRA) August 16, 2021
A companhia aérea sugere que viajantes acessem essa página para confirmaram as restrições de viagens do destino a ser visitado.
Via: Conjur.