Passagens aéreas baratas de madrugada? Veja o que diz o presidente da LATAM
O presidente da LATAM Brasil, Jerome Cadier, comentou sobre a possibilidade de os consumidores adquirirem passagens aéreas mais baratas em uma entrevista realizada no mês passado. O bate-papo foi no podcast de finanças e investimentos PrimoCast, no Youtube.
Fique sabendo agora, qual é a opinião dele sobre o tema passagens aéreas baratas de madrugada.
Passagens aéreas baratas de madrugada: é melhor mesmo comprar de madrugada para viajar barato?
Uma das maiores dicas na hora de comprar passagens aéreas por um preço bom é comprar de madrugada. As companhias aéreas GOL, LATAM e Azul, principalmente a GOL (MadruGOL), costumam fazer promoções – às vezes, promoções relâmpago – nesse horário. Sendo assim, muitos pensam nisso quando querem economizar no aéreo.
Mas, segundo o CEO da LATAM, o horário não faz muita diferença. O que importa mesmo é comprar com antecedência. Isso porque as cias contam quanto tempo falta para a viagem. O empresário deu o seguinte exemplo:
Se o voo acontecer daqui a seis meses, por exemplo, a meta de vendas é de 10% dos assentos. Se a companhia aérea vender somente 8%, o valor das passagens aéreas será menor. Mas, se 15% das passagens já tiverem sido vendidas, o preço vai ser alto.
Outro fator, segundo Caider, que influencia o valor das passagens aéreas é o tipo de viagem.
Se o viajante comprar bilhetes somente para um fim de semana, o sistema entende que é uma viagem de turismo e, por isso, o preço estará mais baixo. Já se a pessoa comprar bilhetes para viajar durante a semana, é provável que seja uma viagem de negócios. Assim, o preço estará maior.
O CEO ainda deixa um conselho para os viajantes: se possuem certeza de que viajarão para um determinado local em uma determinada data, devem comprar o mais antes possível. Já se não sabem ainda, podem esperar uma promoção de passagens aéreas.
Qual é o melhor momento?
Mas, qual é a antecedência ideal para comprar passagens aéreas baratas? Cadier afirma que:
- Não é legal comprar com muitos meses de antecedência porque não haverá grande redução sobre o valor do aéreo.
- Para voos nacionais, o tempo médio costuma ser de um pouco mais de um mês antes da data da viagem.
- Para voos internacionais, o tempo médio tende a ser de cerca de quatro meses antes da data pretendida.
É preciso deixar claro, contudo, que os conselhos do CEO são apenas conselhos. Não se tratam de regras que funcionam sempre. Essas condições se alteram conforme o voo, pois é preciso considerar a disponibilidade de assentos, se é alta ou baixa temporada, se existe muita procura pelo destino, se é feriado prolongado, entre outros fatores.
Viajantes podem aproveitar as dicas e fazer testes para garantir as suas próximas viagens, levando em conta se o destino desejado é muito concorrido naquela época do ano ou não. E, é claro, podem ficar de olho nas ofertas e promoções relâmpago de passagens aéreas e pacotes de viagem!
Via: UOL.