Passagens aéreas mais baratas: preço cai 17% e mais reduções são esperadas

Passageiros

O valor das passagens aéreas caiu 17,73% entre maio e abril de 2023. É o que o aponta os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A principal razão para isso são os cortes no preço do querosene de aviação (QAV), combustível usado pelas cias. O combustível ficou 25% mais barato nas refinarias da Petrobras.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o combustível corresponde a 40% dos gastos das companhias aéreas. Logo, quando o preço do QAV abaixa, tanto as empresas quanto os passageiros se beneficiam.

A expectativa é que os preços das passagens aéreas reduzam ainda mais nos próximos meses.

A lei aprovada pelo presidente Lula, que zera a alíquota dos tributos pagos pelas companhias aéreas, também ajudará a baratear as passagens. A suspensão da tributação, inicialmente, segue até o final de 2026.

O barateamento das passagens aéreas consequentemente aumenta a procura por viagens aéreas e aquece o mercado do turismo. Este segmento ainda sofre as consequências do baixo movimento durante a pandemia de coronavírus.

Voar, por enquanto, ainda está caro. A recomendação é para viajantes ficarem atentos aos preços das passagens aéreas nos próximos meses, quando os efeitos das medidas adotadas pelo governo ficarem ainda mais visíveis.

Via: Catraca Livre.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…