Passaporte digital da IATA é usado pela primeira vez em teste

Os primeiros passageiros proprietários do passaporte digital Travel Pass, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês), pousaram em Londres!

O voo foi um teste realizado com passageiros de um voo da Singapore Airlines e demonstrou que a tecnologia pode ajudar viajantes e governos a gerenciar as credenciais de saúde no contexto de viagens.

Credenciais digitais serão comuns no pós-pandemia. À medida que as fronteiras reabrirem, elas serão essenciais para a retomada global do turismo. O sucesso da implementação do Travel Pass neste voo é uma resposta positiva para o futuro das viagens aéreas e das soluções digitais para assegurar a segurança de viajantes.

Durante esse primeiro teste, os passageiros da companhia aérea puderam adicionar as suas informações pessoais de saúde no aplicativo da IATA, fazer simulações para saber quais países os aceitariam e receber o resultado de teste.

O futuro das viagens internacionais no pós-pandemia

Cerca de 89% dos passageiros entrevistados em uma pesquisa conduzida pelo IATA afirmaram que concordam com a necessidade de criar padrões globais para o passaporte. Além disso, 80% dele desejam usar um aplicativo para gerenciar informações e documentos de viagem.

“As companhias aéreas entendem que suas operações terrestres serão paralisadas se tiverem que gerenciar os requisitos de viagem do COVID-19 – resultados de testes ou certificações de vacinas – com documentação em papel”, disse o vice-presidente do setor de Aeroporto, Passageiros, Carga, Segurança da IATA, Nick Careen.

“Esta prova de conceito da vida real deve dar a todos os governos a confiança de que a indústria tem uma solução digital viável que irá aliviar a pressão de incorporar verificações de certificados de saúde no processo de viagem, incluindo nas fronteiras”, finalizou ele.

Via: IATA.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Rio de Janeiro para Toronto e Montreal

A companhia canadense Air Transat iniciou neste mês de fevereiro a operação de voos diretos…

Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…

Sair da versão mobile