Passeio noturno no Cemitério da Consolação acontece na sexta-feira (23)

O Cemitério da Consolação, na cidade de São Paulo, é um museu composto por túmulos e mausoléus de personalidades ilustres da história brasileira e esculturas barrocas. Por conta disso, o local é considerado um ponto turístico e oferta visitas guiadas.

Passeios no Cemitério da Consolação

cemiterio-da-consolacao01
Foto: Wilfredor via Wikipédia.

Os passeios guiados no cemitério acontecem há 10 anos, ou seja, já é uma tradição da metrópole. Embora tenha passeios durante o dia, os passeios noturnos atraem a curiosidade de turistas e moradores. Afinal, à noite, o cemitério ganha uma atmosfera assustadora, porém intrigante.

O passeio noturno acontece uma vez por mês e conta com vagas limitadas a 130 pessoas, então é preciso ser ágil para garantir essa oportunidade curiosa. Neste mês, o passeio noturno pelo cemitério acontecerá na próxima sexta-feira (23).

O roteiro do passeio passa pelos túmulos de Luís Gama, Marquesa de Santos, Monteiro Lobato, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo e outras personalidades. Acompanhados de guias, visitantes são informados da história tanto dos personagens quanto do cemitério em si, abordando a arquitetura, arte barroca e até lendas urbanas.

Apesar de muita gente achar um passeio noturno por um cemitério “macabro”, a atividade não tem o intuito de assustar ninguém. A ideia é promover o Cemitério da Consolação como patrimônio cultural de São Paulo, além de atrair curiosos.

Passeio noturno no Cemitério da Consolação

Como dito, o próximo passeio noturno está marcado para a próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro. Os ingressos para o atrativo são disponibilizados na véspera do passeio.

Visitantes são incentivados a doar 1kg de alimento não perecível no dia do evento. O evento é organizado pela empresa Consolare em parceria com o projeto O que te assombra?” e o Reconheça São Paulo. Os quilos de alimento doados são repassados a quem precisa por essas entidades.

Cemitério da Consolação

cemiterio-da-consolacao
Foto: Wilfredor via Wikipédia.

Fundado em 1858, o cemitério é a necrópole mais antiga em funcionamento no Brasil e considerado uma referência na arte tumular.

O local abriga esculturas de artistas renomados, as quais eram solicitadas para decorar os túmulos e mausoléus de famílias abastadas da cidade. O mausoléu da Família Matarazzo, com altura próxima de um prédio de três andares, é considerado o maior da América do Sul.

Em 2017, o Cemitério da Consolação foi tombado do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…