Passeio noturno no Cemitério da Consolação acontece na sexta-feira (23)

O Cemitério da Consolação, na cidade de São Paulo, é um museu composto por túmulos e mausoléus de personalidades ilustres da história brasileira e esculturas barrocas. Por conta disso, o local é considerado um ponto turístico e oferta visitas guiadas.

Passeios no Cemitério da Consolação

cemiterio-da-consolacao01
Foto: Wilfredor via Wikipédia.

Os passeios guiados no cemitério acontecem há 10 anos, ou seja, já é uma tradição da metrópole. Embora tenha passeios durante o dia, os passeios noturnos atraem a curiosidade de turistas e moradores. Afinal, à noite, o cemitério ganha uma atmosfera assustadora, porém intrigante.

O passeio noturno acontece uma vez por mês e conta com vagas limitadas a 130 pessoas, então é preciso ser ágil para garantir essa oportunidade curiosa. Neste mês, o passeio noturno pelo cemitério acontecerá na próxima sexta-feira (23).

O roteiro do passeio passa pelos túmulos de Luís Gama, Marquesa de Santos, Monteiro Lobato, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo e outras personalidades. Acompanhados de guias, visitantes são informados da história tanto dos personagens quanto do cemitério em si, abordando a arquitetura, arte barroca e até lendas urbanas.

Apesar de muita gente achar um passeio noturno por um cemitério “macabro”, a atividade não tem o intuito de assustar ninguém. A ideia é promover o Cemitério da Consolação como patrimônio cultural de São Paulo, além de atrair curiosos.

Passeio noturno no Cemitério da Consolação

Como dito, o próximo passeio noturno está marcado para a próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro. Os ingressos para o atrativo são disponibilizados na véspera do passeio.

Visitantes são incentivados a doar 1kg de alimento não perecível no dia do evento. O evento é organizado pela empresa Consolare em parceria com o projeto O que te assombra?” e o Reconheça São Paulo. Os quilos de alimento doados são repassados a quem precisa por essas entidades.

Cemitério da Consolação

Foto: Wilfredor via Wikipédia.

Fundado em 1858, o cemitério é a necrópole mais antiga em funcionamento no Brasil e considerado uma referência na arte tumular.

O local abriga esculturas de artistas renomados, as quais eram solicitadas para decorar os túmulos e mausoléus de famílias abastadas da cidade. O mausoléu da Família Matarazzo, com altura próxima de um prédio de três andares, é considerado o maior da América do Sul.

Em 2017, o Cemitério da Consolação foi tombado do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Sair da versão mobile