Petrobras reduz o preço da gasolina de aviação em 15,7%!

A Petrobras anunciou uma redução de 15,7% no valor da gasolina de aviação! Esta é a segunda queda do preço desse combustível registrada no mês de agosto, sendo que a primeira ocorreu no início do mês e foi de 5,7%.

A novidade vai beneficiar, sobretudo, aeronaves de pequeno porte que possuem motores com ignição por centelha e passará a vigorar a partir de 1º de setembro.

O preço do querosene de aviação (QAV), utilizado em aviões e helicópteros com motores à turbina, também sofreu uma queda de 10,4% neste mês. Este é o combustível mais utilizado no transporte aéreo e um dos influenciadores do preço final das passagens aéreas.

A redução do preço é na venda para as distribuidoras de combustível. Esses empreendimentos transportam e comercializam o produto para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos ou revendedores.

Segundo nota divulgada pela Petrobras, as atualizações nos valores dos combustíveis voltados ao transporte aéreo acontecem mensalmente. Elas são definidas através de negociações com as distribuidoras e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio.

A Petrobras destacou, ainda, que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência. Sendo assim, as distribuidoras e revendedoras, responsáveis pelos serviços de abastecimento das aeronaves, podem comprar o combustível de outros produtores e importadores.

Ainda no mês de agosto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende zerar o imposto federal sobre o QAV, o que pode baratear as passagens aéreas. Recentemente, o preço dos bilhetes aéreos tem sofrido aumentos esporádicos em todo o país, reduzindo a movimentação de passageiros nos aeroportos.

Entretanto, a medida ainda passa por avaliação econômica, visto que zerar a alíquota do imposto do querosene de aviação pode não beneficiar todos os passageiros.

Via: Agência Brasil e Diário do Comércio.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…