Pista do Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu é ampliada e se torna a maior da região Sul

O Aeroporto de Foz do Iguaçu está de cara nova com 664 metros adicionais de pista de pousos e decolagens. O upgrade aumentará o fluxo de voos nacionais e, principalmente, internacionais. Antes, a pista era considerada pequena para aeronaves de grande porte.

A entrega da extensão da pista foi realizada na última semana, no dia 7 de abril. O presidente Jair Bolsonaro e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, participaram da cerimônia.

A obra faz parte de um pacote de investimentos estratégicos da Itaipu Binacional na região Oeste do Paraná, em parceria com o Governo do Estado e a Infraero. Foram investidos R$ 53,9 milhões nas obras de ampliação, sendo que 80% eram provenientes da hidrelétrica.

Levou 13 meses para as obras, que iniciaram no dia 28 de fevereiro de 2020, serem concluídas. O Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu agora possui a maior pista da região Sul do país, totalizando 2.858 metros.

Para o governador do estado, a ampliação da pista também possui o propósito de movimentar o turismo local. Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais procurado entre estrangeiros, ficando atrás somente do Rio de Janeiro.

“Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico de estrangeiros no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, e não tinha aeroporto para descer voos diretos dos Estados Unidos e da Europa. Precisávamos tirar essa pista do papel e seguir a vocação do turismo na cidade. Por isso, criamos o convênio entre Governo Federal, Governo do Paraná e Itaipu Binacional, que viabilizou as obras e elevou o patamar do nosso aeroporto”, afirmou o governador.

Outra obra que promete melhorar o turismo na região, entre outros fatores, e compõe o mesmo pacote de investimentos é a segunda ponte entre Foz do Iguaçu e o Paraguai. O empreendimento promete desafogar o trânsito na Ponte Internacional da Amizade, especialmente o transporte de cargas pesadas feito por caminhões.

Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu é leiloado

Na semana passada, o aeroporto foi leiloado na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ele receberá investimentos de cerca de R$ 512,3 milhões no futuro e deverá crescer 4% ao ano a partir de 2025, segundo o edital.

Outras obras de melhorias previstas para acontecer no Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu são: ampliação do terminal de passageiros, do pátio de aviação comercial e das novas pontes de embarque.

Via: Agência de Notícias do Paraná.

Leia também
Companhias aéreas remarcam voos para o Rio Grande do Sul sem custo; confira detalhes

As companhias aéreas estão remarcando ou cancelando voos para o Rio Grande do Sul sem…

De filmes da Disney e X-Men a celebridades: Airbnb cria nova categoria de “acomodações icônicas”

O Airbnb iniciou uma nova fase do seu negócio de hospedagens: a partir de agora,…

Número de passageiros em voos cresce 15,3% em 2023

O número de passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil cresceu 15,3% em 2023,…