Pista do Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu é ampliada e se torna a maior da região Sul

O Aeroporto de Foz do Iguaçu está de cara nova com 664 metros adicionais de pista de pousos e decolagens. O upgrade aumentará o fluxo de voos nacionais e, principalmente, internacionais. Antes, a pista era considerada pequena para aeronaves de grande porte.

A entrega da extensão da pista foi realizada na última semana, no dia 7 de abril. O presidente Jair Bolsonaro e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, participaram da cerimônia.

A obra faz parte de um pacote de investimentos estratégicos da Itaipu Binacional na região Oeste do Paraná, em parceria com o Governo do Estado e a Infraero. Foram investidos R$ 53,9 milhões nas obras de ampliação, sendo que 80% eram provenientes da hidrelétrica.

Levou 13 meses para as obras, que iniciaram no dia 28 de fevereiro de 2020, serem concluídas. O Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu agora possui a maior pista da região Sul do país, totalizando 2.858 metros.

Para o governador do estado, a ampliação da pista também possui o propósito de movimentar o turismo local. Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais procurado entre estrangeiros, ficando atrás somente do Rio de Janeiro.

“Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico de estrangeiros no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, e não tinha aeroporto para descer voos diretos dos Estados Unidos e da Europa. Precisávamos tirar essa pista do papel e seguir a vocação do turismo na cidade. Por isso, criamos o convênio entre Governo Federal, Governo do Paraná e Itaipu Binacional, que viabilizou as obras e elevou o patamar do nosso aeroporto”, afirmou o governador.

Outra obra que promete melhorar o turismo na região, entre outros fatores, e compõe o mesmo pacote de investimentos é a segunda ponte entre Foz do Iguaçu e o Paraguai. O empreendimento promete desafogar o trânsito na Ponte Internacional da Amizade, especialmente o transporte de cargas pesadas feito por caminhões.

Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu é leiloado

Na semana passada, o aeroporto foi leiloado na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ele receberá investimentos de cerca de R$ 512,3 milhões no futuro e deverá crescer 4% ao ano a partir de 2025, segundo o edital.

Outras obras de melhorias previstas para acontecer no Aeroporto Int. de Foz do Iguaçu são: ampliação do terminal de passageiros, do pátio de aviação comercial e das novas pontes de embarque.

Via: Agência de Notícias do Paraná.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Sair da versão mobile