PL propõe criação de “Rota de Pedras Ornamentais” para alavancar turismo no Sul do Espírito Santo

Um Projeto de Lei propõe a criação da Rota Industrial de Pedras Ornamentais, formada por municípios do Sul do Espírito Santo. O PL 686/2023 é de autoria do deputado Allan Ferreira e já foi protocolado na Assembleia Legislativa.

A ideia é integrar os municípios de Cachoeiro Itapemirim, Castelo, Vargem Alta, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Apiacá em uma rota que favorece o grande atrativo turístico da região: as pedras ornamentais.

Segundo o deputado, a indústria do mármore e granito é uma das mais importantes da economia capixaba, correspondendo a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo.

Os principais destinos internacionais das rochas capixabas são os Estados Unidos, China, Itália, México e Reino Unido, mas não são únicos. Antes da pandemia de coronavírus, o estado exportava para 106 países.

O parque industrial do Espírito Santo dispõe de aproximadamente 3.500 empresas, as quais atuam na extração, produção e exportação das rochas ornamentais.

Se aprovado, o PL abre portas para a implementação de políticas públicas voltadas para o estímulo do turismo e da cultura do estado e, ainda, para a cooperação entre os municípios. Dessa forma, tanto o segmento de extração e comercialização de mármore e granito quanto o segmento turístico se poderão se fortalecer de maneira conjunta.

Via: Dia a Dia e Governo do Estado de ES.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…