PL propõe criação de “Rota de Pedras Ornamentais” para alavancar turismo no Sul do Espírito Santo

Um Projeto de Lei propõe a criação da Rota Industrial de Pedras Ornamentais, formada por municípios do Sul do Espírito Santo. O PL 686/2023 é de autoria do deputado Allan Ferreira e já foi protocolado na Assembleia Legislativa.

A ideia é integrar os municípios de Cachoeiro Itapemirim, Castelo, Vargem Alta, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Apiacá em uma rota que favorece o grande atrativo turístico da região: as pedras ornamentais.

Segundo o deputado, a indústria do mármore e granito é uma das mais importantes da economia capixaba, correspondendo a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo.

Os principais destinos internacionais das rochas capixabas são os Estados Unidos, China, Itália, México e Reino Unido, mas não são únicos. Antes da pandemia de coronavírus, o estado exportava para 106 países.

O parque industrial do Espírito Santo dispõe de aproximadamente 3.500 empresas, as quais atuam na extração, produção e exportação das rochas ornamentais.

Se aprovado, o PL abre portas para a implementação de políticas públicas voltadas para o estímulo do turismo e da cultura do estado e, ainda, para a cooperação entre os municípios. Dessa forma, tanto o segmento de extração e comercialização de mármore e granito quanto o segmento turístico se poderão se fortalecer de maneira conjunta.

Via: Dia a Dia e Governo do Estado de ES.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Rio de Janeiro para Toronto e Montreal

A companhia canadense Air Transat iniciou neste mês de fevereiro a operação de voos diretos…

Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…