PL propõe troca de titularidade de passagens aéreas em até 72 horas antes do voo

Está em discussão no Senado Federal um Projeto de Lei (PL) que propõe que a titularidade das passagens aéreas possa ser transferida de um passageiro para outro em até 72 horas antes da data da viagem.

Apresentada pelo senador Mecias de Jesus, a proposta também determina a possibilidade de alteração dos dados pessoais cadastrados no sistema da cia no momento da compra do bilhete aéreo. Assim, será possível inserir os dados do novo passageiro.

A PL destaca a necessidade de criar uma legislação que corresponda às políticas de cancelamento de cada companhia aérea. Apesar das empresas prometerem o reembolso parcial ou total do valor da passagem, muitas vezes o passageiro acaba tendo prejuízo, perdendo o dinheiro gasto na compra do bilhete.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alega que a impossibilidade de transferência de titularidade das passagens aéreas entre passageiros é por razões de segurança. A agência considera o bilhete aéreo como um item pessoal e, portanto, intransferível.

Mas, para o parlamentar, os motivos apontados pela agência, bem como pelas companhias aéreas, podem ser resolvidos durante o check-in e no momento do embarque. “Penso que a proposta de alterar a regra de troca de bilhete de passagem é possível de ser operacionalizada pelas empresas aéreas sem que isso afete as normas de segurança do voo”, afirmou Mecias.

Via: Agência Senado.  

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…