PL propõe troca de titularidade de passagens aéreas em até 72 horas antes do voo

Está em discussão no Senado Federal um Projeto de Lei (PL) que propõe que a titularidade das passagens aéreas possa ser transferida de um passageiro para outro em até 72 horas antes da data da viagem.

Apresentada pelo senador Mecias de Jesus, a proposta também determina a possibilidade de alteração dos dados pessoais cadastrados no sistema da cia no momento da compra do bilhete aéreo. Assim, será possível inserir os dados do novo passageiro.

A PL destaca a necessidade de criar uma legislação que corresponda às políticas de cancelamento de cada companhia aérea. Apesar das empresas prometerem o reembolso parcial ou total do valor da passagem, muitas vezes o passageiro acaba tendo prejuízo, perdendo o dinheiro gasto na compra do bilhete.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alega que a impossibilidade de transferência de titularidade das passagens aéreas entre passageiros é por razões de segurança. A agência considera o bilhete aéreo como um item pessoal e, portanto, intransferível.

Mas, para o parlamentar, os motivos apontados pela agência, bem como pelas companhias aéreas, podem ser resolvidos durante o check-in e no momento do embarque. “Penso que a proposta de alterar a regra de troca de bilhete de passagem é possível de ser operacionalizada pelas empresas aéreas sem que isso afete as normas de segurança do voo”, afirmou Mecias.

Via: Agência Senado.  

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…