O Procon-SP compartilhou algumas dicas de viagem para São Paulo para quem pretende aproveitar o verão para conhecer destinos paulistas.
Mas, as recomendações também se encaixam em planos de viagem para qualquer destino nacional ou internacional ou época do ano, como as férias de julho 2024.
As dicas servem para ajudar o viajante a tomar as melhores decisões para os seus planos de viagem com foco no planejamento financeiro. Ou seja, como usar o dinheiro de maneira consciente durante as férias de verão.
Confira, abaixo, as dicas compartilhadas pelo Procon de São Paulo.
Planejar o deslocamento até o destino
Avalie todos os meios de transporte disponíveis, bem como as suas características, tais como duração da viagem, custos com o deslocamento, número de passageiros, possíveis paradas no caminho e pontos de reabastecimento (no caso de viagens de carro). Também é importante definir gastos com refeições, pedágios, aluguel de veículos e combustível.
Planejar a hospedagem
Assim como é importante definir o meio de transporte mais adequado para a viagem, o tipo de acomodação faz toda a diferença no orçamento e no conforto diário durante a estadia fora.
Alguns dos fatores a considerar ao pesquisar por possíveis acomodações são:
- Alimentação (se o hotel inclui café da manhã ou se a preferência é por uma hospedagem que possibilita cozinhar);
- Valor da diária de acordo com o quarto;
- Distância dos pontos turísticos e comércio de itens essenciais (farmácia, por exemplo);
- Preço dos pratos no restaurante (alguns hotéis possuem cardápio);
- Localização (beira-mar, perto da praia ou afastado); entre outros.
Depois de listar todos os preços para as preferências de acomodação no destino, é só fazer uma análise geral dos valores, juntamente com os preços correspondentes ao transporte.
Cuidados com a pele
O Procon-SP dá muita ênfase nos cuidados com a pele, promovendo a saúde do maior órgão do corpo. A exposição ao sol traz diversos danos à saúde da pele e pode, em casos extremos, provocar doenças graves.
Da mesma forma, a exposição as condições climáticas da época pode provocar prejuízos. Um exemplo é a proliferação dos mosquitos transmissores de doença, fator que requer o uso de repelentes, principalmente dependendo do clima do destino visitado.
Em suma, lembre-se de carregar um protetor solar e um repelente sempre com você. Crianças, idosos, lactantes e pessoas que necessitam de assistência de terceiros requerem cuidado extra nessas condições.
Relatórios de viagens de verão em São Paulo
O Procon-SP desenvolveu alguns relatórios comparativos de preços para ajudar viajantes a economizarem em suas férias de verão. O estudo inclui 16 cidades paulistas e diversos itens essenciais para o planejamento financeiro de qualquer viagem, como valor médio de diárias, valor do pedágio, distância entre os destinos, etc.
- Tabela comparativa de distâncias e custos aqui.
- Relatório comparativo de produtos de proteção da pele aqui.
- Tabela comparativa de acomodações e restaurantes aqui.
O Procon-SP orienta que, apesar da divulgação dos estudos, os viajantes devem fazer as suas próprias pesquisas antes de iniciar a viagem. Assim, encontram valores atualizados e evitam surpresas desagradáveis durante as férias de verão.