Por que voar à noite? Voos noturnos são estratégias bem pensadas das companhias aéreas

A decisão de oferecer voos noturnos não é à toa. As companhias aéreas planejam viagens aéreas em horários próximos durante a noite e madrugada para otimizar as operações.

Para os passageiros, viajar durante à noite para um destino internacional, como os Estados Unidos e a Europa, permite que eles ainda aproveitem o dia ao chegar no destino. Caso precisem de conexão, possuem um leque maior de escolhas para voar durante o dia. As longas horas de viagem também passam mais depressa quando os passageiros dormem durante à noite.

Para as companhias aéreas, a organização de voos noturnos possibilita a redução de custos operacionais. Com horários próximos de voos, as cias conseguem otimizar a gestão das aeronaves nos terminais e fazer melhor uso da infraestrutura do aeroporto.

As últimas horas do dia e as primeiras horas da noite são usadas para recuperar atrasos e garantir que as aeronaves estejam na posição correta para o dia seguinte. É claro que essa organização não reduz totalmente a possibilidade de incidentes. Viagens aéreas ainda podem atrasar, ser canceladas ou ser alteradas.

Voos noturnos também desempenham melhor. O ar mais frio e seco da noite faz com que as condições atmosféricas sejam mais favoráveis para a decolagem e o pouso de aeronaves. Como o ar frio possui uma densidade maior, aviões mais pesados, usados em voos de longa distância ou transporte de cargas importantes, voam com maior facilidade.

As temperaturas mais baixas reduzem, ainda, a ocorrência de turbulências. Isso porque a atmosfera tende a ser mais calma e a velocidade dos ventos são, geralmente, reduzidas à noite. Dessa forma, os viajantes têm viagens mais tranquilas e confortáveis no período noturno.

As viagens noturnas são uma escolha das companhias aéreas para proporcionar um melhor serviço de transporte aéreo para os viajantes, além de reduzir a incidência de problemas operacionais.

Para viajantes que precisam voar longas distância é, então, recomendado dar preferência para o período noturno e ter uma experiência mais tranquila tanto no embarque quanto a bordo.

Via: UOL.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…