Pela primeira vez desde maio, na última segunda-feira (03), Portugal não registrou vítimas da COVID-19. O país ainda teve o menor número de novos casos registrados em quase três meses.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, divulgou o balanço durante uma entrevista coletiva. Emocionado, comemorou a conquista, que acontece pela primeira vez desde o dia 16 de março. Ainda assim, ele demonstrou manter cautela em relação à propagação do vírus ao afirmar que “essa medida pode ser revertida em qualquer momento”.
- Veja também: São Paulo permite visitação a mais quatro parques
Para finalizar, o secretário deixou uma mensagem de esperança para os portugueses. “Peço um esforço individual e coletivo para nos ajudar a manter esse processo para que, durante muitos dias, tenhamos zero mortes”, disse.
De domingo (02) para segunda-feira, somente 106 novos casos de coronavírus foram registrados em todo o país. Cerca de 62% das novas contaminações ocorreram na capital, em Lisboa, ou em locais próximos. Atualmente, Portugal conta com 51.569 casos.
A pandemia em Portugal
Desde o dia 4 de maio, Portugal vem flexibilizando a quarentena após seis semanas de isolamento social intenso. O país chegou a ser elogiado pelas medidas adotadas contra o coronavírus no início da pandemia.
Entretanto, por conta do surto de novos casos próximo à Lisboa no final de junho, essa visão mudou. A Bélgica, a Irlanda e a Finlândia impuseram restrições de viagem para Portugal, que possui grande parte de seu sustento no turismo.