Portugal cria visto de residência automática para brasileiros!

Brasileiros e cidadãos de nações africanas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) poderão aplicar para a residência automática em Portugal, segundo informações do governo!

O período de residência concedido pela autorização é de 12 meses. Com ela, imigrantes poderão terão acesso aos benefícios de seguridade social e saúde fornecidos pelo governo.

A medida permitirá que imigrantes desses países regularizem as suas estadias em Portugal. Atualmente, estima-se que 150 mil imigrantes estejam com situação irregular no país. Outro objetivo é incentivar novos pedidos de residência.

Interessados devem pagar uma taxa de € 15  (cerca de R$ 82 na cotação de hoje) para emitir a autorização de residência no país, que é digital e será acompanhada de um QR Code. Outro requisito é estar empregado ou prestando serviço em Portugal.

A portaria da residência automática foi publicada no Diário da República, equivalente ao Diário Oficial da União no Brasil, na última terça-feira (28).

Imigrantes brasileiros passam por dificuldade em Portugal

Neste ano, muitos imigrantes brasileiros relataram dificuldade de permanência em Portugal devido à dificuldade de encontrar empregos e residências. Grande parte dos brasileiros vai para Lisboa, a capital do país, onde estão os valores mais altos do aluguel. Além disso, muitos interessados em imigrar para o país levam dinheiro insuficiente para permanecer em Portugal enquanto procuram emprego.

Quem deseja imigrar para outro país deve planejar todos os detalhes com muita atenção, principalmente os relacionados às questões financeiras, como o dinheiro necessário para cobrir as despesas enquanto se procura emprego.

Uma dica é visitar plataformas de busca de emprego para pesquisar quais profissionais estão em alta. É possível até mesmo aplicar para algumas vagas para saber como os empregadores portugueses reagirão ao currículo. Quanto mais informação sobre o mercado de trabalho no país para onde se deseja imigrar, melhor.

Visite o portal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para obter mais informações sobre imigração para Portugal e enriquecer o seu planejamento.

Via: Catraca Livre.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Sair da versão mobile