Portugal busca preencher 60 mil vagas de emprego qualificadas; confira áreas com falta de profissionais!
O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal revelou que embora a taxa de desemprego no país se mantenha em níveis baixos, a contratação de mão de obra especializada se mostrou ser um problema para as empresas.
O presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), José Educado Carvalho, afirmou que os empresários se encontram preocupados com a situação.
Entre os fatores que corroboram para esse cenário estão o crescimento da população idosa e a saída da mão de obra qualificada portuguesa do país. O índice de envelhecimento da população subiu mais de 140%, enquanto o índice de rejuvenescimento caiu.
Uma das maneiras encontradas pelas empresas portuguesas para resolver esse problema é contratar mão de obra qualificada de outras nações, como o Brasil e países africanos de língua portuguesa.
Vagas de trabalho em Portugal para brasileiros
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) anunciou que hoje existem mais de 60 mil vagas de emprego disponíveis em Portugal. Os brasileiros são candidatos que se destacam neste cenário, uma vez que possuem a formação acadêmica e profissional também reconhecida no país.
Um dos setores que mais contratam profissionais estrangeiros é o da agricultura, seguido pelo segmento de construção, saúde (com destaque para médicos e enfermeiros) e turismo.
Vagas de emprego para trabalhar em Portugal podem ser encontradas na plataforma do IEFP. Outras plataformas de busca de emprego úteis para brasileiros são a Sapo e o Indeed.
Antes de qualquer coisa, profissionais brasileiros qualificados interessados em trabalhar em Portugal devem pesquisar extensivamente as oportunidades de emprego.
Embora a perspectiva de trabalhar em um país estrangeiro e ganhar um salário em uma moeda mais valorizada que o real seja atraente, ainda é necessário fazer um planejamento para não passar dificuldades no destino.
Estar presencialmente no local facilita a conversa com empregadores, então, caso haja possibilidade de viajar ao país, profissionais brasileiros podem fazê-lo, tendo consciência de que a despesa em euro é por conta deles.
O que é preciso para trabalhar em Portugal?
Interessados em preencher vagas de trabalho em Portugal precisam receber uma proposta de emprego de uma empresa, ou tirar o visto de procura de emprego no país.
A proposta de emprego pode ser feita tanto para profissionais dentro quanto fora do país. Então, mesmo que o profissional esteja no Brasil, ele pode ser contratado e dar entrada no processo de emissão de visto.
As solicitações são feitas na plataforma da VSF Global.
Via: Sol.sapo.pt.