Portugal precisa de 50 mil profissionais para trabalhar no setor de turismo

Portugal precisa de 45 a 50 mil profissionais para trabalhar no segmento de turismo, segundo estimativa da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviço, Rita Marques. As vagas podem ser preenchidas por profissionais de países de língua portuguesa!

Com a retomada do turismo após um longo período de suspensão de viagens e atividades turísticas, o país encontra dificuldade para encontrar capital humano.

A secretária afirmou que uma missão empresarial está sendo preparada para o último trimestre de 2022 para encontrar profissionais dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) interessados em morar em Portugal. A intenção é que os consulados portugueses ajudem a emitir vistos de trabalho rapidamente para que esses profissionais consigam ingressar no setor.

“O objetivo é levar uma comitiva de empresários portugueses que estejam à procura de reforçar os mapas de pessoal, identificando trabalhadores dessas geografias que estejam interessados em vir para Portugal,” afirmou Rita após reunião com representantes do setor de turismo no Algarve, um dos destinos mais populares de Portugal em razão de suas paisagens paradisíacas.

Para manter a qualidade dos serviços no segmento de turismo, existe uma preocupação para que os profissionais sejam formados e capacitados. Entretanto, não foram divulgadas informações sobre as habilidades, graduações e especializações requisitadas para as vagas no setor turístico. Tudo indica, contudo, que muitas das vagas serão para o Algarve, onde se encontram vários resorts e hotéis.

Recentemente, o Parlamento de Portugal aprovou um projeto de lei que facilita a concessão de vistos de trabalho para estrangeiros das nações membro da CPLP, como é o caso do Brasil. O projeto ainda precisa passar por sanção presidencial, mas, considerando a situação do turismo português, deve ser aprovado o mais rapidamente possível.

O projeto de lei prevê a criação de um visto de ‘busca de trabalho’, ideal para profissionais interessados em ingressar no mercado de trabalho português. O novo visto torna possível a estadia de estrangeiros da CPLP no país por 120 dias, com possibilidade de prorrogação para mais 60 dias, para que eles possam buscar oportunidades de emprego no país.

Via: Feed de Empregos.pt.

Leia também
De filmes da Disney e X-Men a celebridades: Airbnb cria nova categoria de “acomodações icônicas”

O Airbnb iniciou uma nova fase do seu negócio de hospedagens: a partir de agora,…

Número de passageiros em voos cresce 15,3% em 2023

O número de passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil cresceu 15,3% em 2023,…

SKY Airline retoma voos para Bariloche durante temporada de inverno

A SKY Airline, companhia aérea low cost, anunciou a retomada de voos para Bariloche, na…