Presidente Lula questiona alta no valor das passagens e promete conversa com companhias aéreas

O presidente Lula informou, em um post em seu twitter oficial, que conversará com as companhias aéreas brasileiras acerca do preço elevado das passagens aéreas.

O motivo pelo qual as cias não possuem aviões regionais também será questionado pelo presidente. As conversas com o setor de aviação comercial terão o objetivo de normalizar o fluxo de viagens entre as regiões do país.

Uma das razões para não haver muitas operações regionais no Brasil é o custo elevado dessas operações. Como se viaja para destinos menos ‘movimentados’, onde a demanda não é tão grande, não há passageiros o suficiente para cobrir o custo operacional da viagem.

O presidente Lula chegou a comentar, em entrevistas concedidas a rádios da Amazônia, que o querosene de aviação teve uma redução de 32%, mas as passagens aéreas não acompanharam essa tendência.

“Muitas vezes, é mais barato viajar de Brasília a Miami ou de São Paulo a Miami do que viajar de um Estado brasileiro para outro Estado”, afirmou Lula.

Uma explicação para as passagens aéreas para destinos nacionais ainda estarem caras é a alta tributação dentro do Brasil. Para viajar ao exterior, acordos internacionais de isenção de impostos ajudam as companhias aéreas a baratear as passagens aéreas para destinos fora do país.

Via: Estadão e O Tempo.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…