Presidente Lula questiona alta no valor das passagens e promete conversa com companhias aéreas

O presidente Lula informou, em um post em seu twitter oficial, que conversará com as companhias aéreas brasileiras acerca do preço elevado das passagens aéreas.

O motivo pelo qual as cias não possuem aviões regionais também será questionado pelo presidente. As conversas com o setor de aviação comercial terão o objetivo de normalizar o fluxo de viagens entre as regiões do país.

Uma das razões para não haver muitas operações regionais no Brasil é o custo elevado dessas operações. Como se viaja para destinos menos ‘movimentados’, onde a demanda não é tão grande, não há passageiros o suficiente para cobrir o custo operacional da viagem.

O presidente Lula chegou a comentar, em entrevistas concedidas a rádios da Amazônia, que o querosene de aviação teve uma redução de 32%, mas as passagens aéreas não acompanharam essa tendência.

“Muitas vezes, é mais barato viajar de Brasília a Miami ou de São Paulo a Miami do que viajar de um Estado brasileiro para outro Estado”, afirmou Lula.

Uma explicação para as passagens aéreas para destinos nacionais ainda estarem caras é a alta tributação dentro do Brasil. Para viajar ao exterior, acordos internacionais de isenção de impostos ajudam as companhias aéreas a baratear as passagens aéreas para destinos fora do país.

Via: Estadão e O Tempo.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile