A primeira fase de obras do trem turístico Rio-Minas está na fase de conclusão. Já foram recuperados 37 quilômetros de linha ferroviária entre as cidades de Três Rios e Sapucaia, no estado fluminense, e Chiador, no estado mineiro.
O trajeto total terá 168 quilômetros. Uma vez completa, a linha ligará as cidades de Três Rios a Cataguases, na Zona da Mata mineira. A ONG Amigos do Trem está por trás da construção.
No momento, o trecho recuperado passa por vistoria. Depois, serão realizados uma série de testes pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O primeiro trecho da rota deve ser inaugurado até o mês de dezembro. Já o trajeto completo ainda não possui datas para a conclusão. A previsão inicial era 2022, mas as obras atrasaram.
Trem Turístico Rio-Minas
O projeto para a implementação do trem turístico entre os estados teve início em 2016. Ele foi idealizado por Paulo Henrique Nascimento, que faleceu em 2018 por conta de um câncer.
O trem terá 15 carros de passageiros, com capacidade para até 837 pessoas por viagem, sendo 73 em cada carro, em ambos os sentidos de maneira simultânea. A viagem será agradável, uma vez que os vagões serão equipados com ar-condicionado e poltronas confortáveis.
O trem turístico será operado duas vezes por dia durante os finais de semana, feriados e datas comemorativas.
O projeto conta com um investimento de cerca de R$ 45 milhões da ONG Amigos do Trem e das prefeituras envolvidas.
Via: Catraca Live.