Viajantes que pretendem viajar para Florianópolis para aproveitar as praias da ilha precisam ficar atentos à qualidade da água! Muitas praias popularmente visitadas por turistas estão impróprias ou com pontos impróprios para o banho de ar.
A informação é do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Na última terça-feira (03), o órgão divulgou um relatório sobre as condições para o banho de mar das praias catarinenses.
A praia de Canasvieiras, uma das mais procuradas pelos turistas, está com todos os pontos comprometidos.
Já a praia dos Ingleses, outra praia bastante popular durante a alta temporada de verão, apresenta apenas 77 pontos adequados para banhistas aproveitarem a água salgada do mar, em frente à Rua Morro das Feiticeiras, no canto esquerdo. Os demais locais avaliados estão todos inadequados.
A Praia do Ribeirão da Ilha, Matadouro e Ponta das Canas estão impróprias, enquanto as praias de Jurerê Internacional e Jurerê apresentam alguns pontos contaminados. A praia do Campeche está com uma área inadequada para a balneabilidade perto do riozinho.
Por outro lado, as praias de Daniela, Pântano do Sul, Santinho, Morro das Pedras, Moçambique, Joaquina e Lagoinha estão todas com condições adequadas para o banho de mar.
A praia central de Balneário Camboriú também está com todos os pontos comprometidos para o banho.
Para determinar se uma praia é inadequada ou não para o banho, órgãos de monitoramento analisam os níveis de contaminação da água, tendo como foco a quantidade de bactérias fecais presentes no mar. Quanto maiores forem os níveis, mais perigoso para a saúde dos banhistas a praia é.
- Confira também! Os países mais perigosos e seguros para viajar em 2023!
Isso porque é possível contrair uma série de doenças em águas contaminadas, como febre tifoide, leptospirose, esquistossomose, hepatite A, cólera, amebíase, entre outros.
Para verificar a condição de balneabilidade antes de decidir qual praia visitar, acesse o site do IMA.
Via: SCC10.