Procon notifica aéreas sobre cancelamento de passagens aéreas
O Procon-PR notificou as companhias áreas LATAM, GOL e Azul pelo cancelamento de passagens aéreas. O órgão cobra uma resposta das empresas sobre as medidas que serão tomadas para auxiliar os passageiros com viagens canceladas.
A notificação foi feita na última quarta-feira (12) em razão aos quase mil voos cancelados devido à pandemia de coronavírus na primeira semana de janeiro, período considerado alta temporada para viagens aéreas. As operações foram afetadas, sobretudo, pelo índice de contaminação dos funcionários das cias.
As companhias aéreas têm sete dias para reembolsar viajantes em caso de cancelamento de viagens, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A reacomodação em outro voo somente pode ocorrer quando o passageiro tem interesse nesse serviço. Assim, o reembolso é sempre a primeira opção, segundo o Procon-PR.
As regras em vigor até o dia 31 de dezembro de 2021, criadas para auxiliar os consumidores durante a pandemia de COVID-19, previam remarcação de passagens sem cobrança.
Dicas para viajantes
Não é preciso recorrer a advogados logo de cara para resolver os problemas com as companhias aéreas. O Procon-PR orienta passageiros a entrarem em contato com a companhia aérea e, caso não obtenham uma resposta satisfatória, podem fazer uma reclamação nesta plataforma.
O passageiro que estiver em trânsito e tiver o voo cancelado subitamente deve receber auxílio da companhia aérea até retornar para casa. Ela deve providenciar alimentação e acomodação, além de reacomodação em outro voo da companhia ou de companhia parceira.
Via: Governo do Paraná.