Programa Estadual de Turismo Ferroviário quer criar novas rotas para São Paulo
São Paulo pode ganhar 10 novos trens turísticos!
A adição das rotas à malha ferroviária do estado foi pauta de uma reunião de representantes de três secretarias do estado: Turismo e Viagens, Transportes Metropolitanos e Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu na última quarta-feira (05).
As autoridades abordaram os desafios da implementação das rotas ferroviárias e as boas práticas de administração desse tipo de transporte. Entre os trajetos planejados estão: Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista e Tambaú-Ribeirão Pires.
“Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 250 km sendo usados para o turismo e esse número pode aumentar”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
Além do transporte ferroviário em si, o “Programa Estadual de Turismo Ferroviário de SP” planeja valorizar a cultura e estilo de vida das comunidades locais através do turismo. A ideia é “colocar São Paulo de volta aos trilhos”, uma vez que o desenvolvimento do estado se deu, em parte, graças ao transporte ferroviário.
Nos próximos 60 dias, será apresentado um documento com maiores detalhes acerca da execução das viagens e as metas de curto, médio e longo prazo do programa.
EXPRESSO TURÍSTICO — O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos estuda ampliar as suas rotas ferroviárias neste ano. Atualmente, o vagão-restaurante está passando por uma restauração para começar a oferecer serviços de alimentação a bordo.
Via: R7.