Programa Estadual de Turismo Ferroviário quer criar novas rotas para São Paulo

São Paulo pode ganhar 10 novos trens turísticos!

A adição das rotas à malha ferroviária do estado foi pauta de uma reunião de representantes de três secretarias do estado: Turismo e Viagens, Transportes Metropolitanos e Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu na última quarta-feira (05).

As autoridades abordaram os desafios da implementação das rotas ferroviárias e as boas práticas de administração desse tipo de transporte. Entre os trajetos planejados estão: Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista e Tambaú-Ribeirão Pires.

“Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 250 km sendo usados para o turismo e esse número pode aumentar”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.

Além do transporte ferroviário em si, o “Programa Estadual de Turismo Ferroviário de SP” planeja valorizar a cultura e estilo de vida das comunidades locais através do turismo. A ideia é “colocar São Paulo de volta aos trilhos”, uma vez que o desenvolvimento do estado se deu, em parte, graças ao transporte ferroviário.

Nos próximos 60 dias, será apresentado um documento com maiores detalhes acerca da execução das viagens e as metas de curto, médio e longo prazo do programa.

EXPRESSO TURÍSTICO — O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos estuda ampliar as suas rotas ferroviárias neste ano. Atualmente, o vagão-restaurante está passando por uma restauração para começar a oferecer serviços de alimentação a bordo.

Via: R7.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile