Programas de milhas modificam regras para manter clientes durante pandemia
A pandemia de coronavírus obrigou os programas de milhas das companhias aéreas a se reinventarem. Com o constante cancelamento de viagens e a crise no turismo, muitos clientes perderiam benefícios já acumulados nesses programas. Para evitar esse cenário, algumas medidas foram tomadas.
Essas são alternativas tanto para reduzir o impacto econômico nas empresas aéreas quanto para não prejudicar os viajantes frequentes. Caso contrário, premiações e prazos seriam perdidos. Os clientes também não conseguiriam trocar os pontos por produtos ou passagens no tempo limite.
Confira abaixo as modificações feitas pelos principais programas de milhas do país.
LATAM PASS
As milhas que expiram entre 16 de março e julho de 2020 serão reativadas no dia seguinte ao respectivo vencimento. Elas serão válidas por 90 dias. Os pontos usados para emitir passagens aéreas que foram canceladas voltarão para a conta dos clientes por mais 180 dias.
Para facilitar a mudança para uma das categorias de elite (Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature) neste período de quarentena, houve uma redução de 30% da meta de acúmulo de pontos qualificáveis. Neste contexto, o acúmulo de pontos pode ser feito até 31/12/2020.
Membros do Clube LATAM Pass contarão com 50% de desconto em compras feitas com pontos até o dia 31/08/2020.
Saiba mais no site da LATAM.
SMILES
Em caso de voo cancelado pela GOL, o cliente pode solicitar o retorno das milhas para a sua conta sem qualquer custo. Se os pontos usados na aquisição dos bilhetes aéreos já estiverem expirados, eles serão reativados para mais seis meses. Além disso, a milhagem bônus teve a validade estendida de seis para 12 meses.
As viagens com data de embarque até 30 de setembro de 2020 podem ser canceladas sem quaisquer taxas adicionais.
Já em relação às categorias do Smiles, o ano de 2020 não será considerado para rebaixar o cliente de categoria em 2021. A requalificação será calculada apenas em 2022, levando em conta as viagens realizadas em ambos os anos (2020 e 2021).
Os passageiros que possuem a pontuação necessária para avançar de categoria poderão fazê-lo em 2020 ou nos próximos dois anos.
Saiba mais no site da GOL.
TudoAzul
Os pontos que expirariam a partir de abril de 2020 poderão ser usados até a data de 29/09/2020. Os clientes do programa permanecerão em suas categorias atuais (TudoAzul, Topázio, Safira, Diamante) até o final de 2021, sem correr risco de rebaixamento.
Saiba mais no site da Azul.