Projeto torna gratuito transporte de cadeira de rodas em avião
Companhias aéreas brasileiras podem passar a transportar cadeiras de rodas usadas por pessoas com deficiência gratuitamente graças à um Projeto de Lei em trâmite na Câmara dos Deputados.
Segundo a proposta, poderá ser transportado um equipamento por pessoa. A companhia aérea deverá ser informada da necessidade do transporte 24 horas antes do voo. Outros equipamentos utilizados no deslocamento de passageiros com necessidade de assistência especial também estão inclusos na proposta.
Caso não seja possível realizar o transporte da cadeira de rodas na cabina de passageiros, ela deverá ser despachada no porão de cargas juntamente com outras bagagens.
O autor da proposta, o deputado federal Geninho Zuliani, afirmou à Agência Câmara que a iniciativa objetiva evitar o constrangimento, as dificuldades e, também, a insegurança das pessoas que dependem desse recurso para se movimentar.
O deputado ainda citou o caso da advogada Mila D’Oliveira, que teve a sua carreira de rodas motorizada extraviada. Os funcionários da companhia aérea não conseguiram localizar o equipamento durante o desembarque. Ela precisou ir para casa com a cadeira de rodas do aeroporto e só foi informada que o equipamento havia sido encontrado no dia seguinte. O caso aconteceu em abril deste ano.
O Projeto de Lei agora será analisado em caráter conclusivo por duas comissões antes de seguir para o plenário. Se aprovado, ele seguirá para uma nova análise no Senado Federal.
Via: Agência Câmara.