Qatar Airways disponibilizará wi-fi de alta velocidade da Starlink em voos

Foto:Konstantin von Wedelstaedt. 

A Qatar Airways, companhia aérea do Catar, anunciou uma colaboração com a Starlink, empresa que faz parte de um empreendimento do Elon Musk, para fornecer wi-fi de alta velocidade a bordo de seus voos.

Os passageiros poderão desfrutar de uma conexão de internet de até 350 megabits por segundo “de portão [de embarque] a portão”, segundo o vice-presidente de vendas comerciais da Starlink da SpaceX, Jonathan Hofeller.

Além de alta velocidade, o wi-fi terá baixa latência, ou seja, com o mínimo possível de atraso na transmissão de dados entre os dispositivos conectados.

Esse fator é indispensável para uma boa conexão para jogos online, videoconferências e transmissões ao vivo. Teoricamente, então, passageiros poderão acessar esses serviços durante os voos da Qatar Airways.

O serviço inicialmente estará disponível de maneira gratuita em rotas específicas da Qatar Airways. Ele será implementado no restante das aeronaves da cia após uma fase de testes e ajustes, caso necessário.

A companhia aérea ainda não anunciou quais serão as primeiras rotas a receberem a internet de alta velocidade da Starlink e nem marcou uma data de lançamento para o serviço. Atualmente, a Qatar Airways disponibiliza um serviço de “super wi-fi” por US$ 10 (cerca de R$ 50,39 na cotação de hoje).

O recente anúncio de colaboração entre as empresas concretizou a posição da Qatar Airways como a quinta e a maior companhia aérea a oferecer o wi-fi da Starlink a bordo de seus voos. A JSX, Hawaiian Airlines, airBaltic e ZIPAIR também firmaram parcerias com a empresa.

Via: Space Watch Global e Business Travel.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…