A Qatar Airways, companhia aérea do Catar, anunciou uma colaboração com a Starlink, empresa que faz parte de um empreendimento do Elon Musk, para fornecer wi-fi de alta velocidade a bordo de seus voos.
Os passageiros poderão desfrutar de uma conexão de internet de até 350 megabits por segundo “de portão [de embarque] a portão”, segundo o vice-presidente de vendas comerciais da Starlink da SpaceX, Jonathan Hofeller.
Além de alta velocidade, o wi-fi terá baixa latência, ou seja, com o mínimo possível de atraso na transmissão de dados entre os dispositivos conectados.
- Confira ainda! Black Friday GOL e LATAM 2023: mega promoções de passagens aéreas devem ser as maiores do ano
Esse fator é indispensável para uma boa conexão para jogos online, videoconferências e transmissões ao vivo. Teoricamente, então, passageiros poderão acessar esses serviços durante os voos da Qatar Airways.
O serviço inicialmente estará disponível de maneira gratuita em rotas específicas da Qatar Airways. Ele será implementado no restante das aeronaves da cia após uma fase de testes e ajustes, caso necessário.
A companhia aérea ainda não anunciou quais serão as primeiras rotas a receberem a internet de alta velocidade da Starlink e nem marcou uma data de lançamento para o serviço. Atualmente, a Qatar Airways disponibiliza um serviço de “super wi-fi” por US$ 10 (cerca de R$ 50,39 na cotação de hoje).
O recente anúncio de colaboração entre as empresas concretizou a posição da Qatar Airways como a quinta e a maior companhia aérea a oferecer o wi-fi da Starlink a bordo de seus voos. A JSX, Hawaiian Airlines, airBaltic e ZIPAIR também firmaram parcerias com a empresa.
Via: Space Watch Global e Business Travel.