Fernando de Noronha é um dos destinos mais populares do Brasil. A beleza estonteante do arquipélago chama atenção de turistas nacionais e estrangeiros. Mas por que este belo conjunto de ilhas leva esse nome? Pois bem. Ele foi homenagem à alguém que não valorizou a beleza do local.
Vem descobrir o porquê no post de hoje!
Origens de Fernando de Noronha
Ao ser descoberto em 1503 por Américo Vespúcio, Fernando de Noronha recebeu o apelido de paraíso. Ele costumava usar a expressão “o paraíso é aqui” para elogiar as paisagens naturais e o ambiente isolado, o qual permitia contato com os animais e a natureza.
Entre 1629 e 1654, os holandeses ocuparam a ilha. Durante esse período, construíram residências na Vila dos Remédios, a qual é urbanizada até hoje e compõe o roteiro turístico da região, e fizeram experimentos agrícolas. Em uma época de constantes disputas por território, eles eventualmente foram expulsos e os portugueses passaram a controlar Fernando de Noronha.
Por muito tempo, a ilha foi chamada de Isle Dauphine em razão dos golfinhos que residem lá até os dias de hoje. Os portugueses construíram 10 fortes na região para defender o território após uma breve ocupação francesa, a qual se sucedeu entre os anos de 1734 e 1736. Eles aprenderam que muitos gostariam de controlar a bela ilha.
O destino ainda foi residência de presidiários enviados de Portugal. Além deles, ciganos, inimigos da causa da Independência, membros da Revolução Farroupilha e da Revolução Praieira, capoeiristas, entre outros, foram moradores temporários de Fernando de Noronha.
Mas de onde surgiu esse nome?
Somente em 1988 o arquipélago foi transformado em destino turístico.
O nome que conhecemos hoje é homenagem ao fidalgo português Fernão de Loronha, um dos maiores exploradores de pau-brasil dos anos posteriores ao descobrimento do Brasil. O território foi entregue a ele pela coroa portuguesa dentro do sistema de gestão territorial chamado Capitania Hereditária.
- Veja ainda! Duty Free em Foz do Iguaçu: vale a pena comprar?
Mas Fernão e sua família nunca chegaram a ir à ilha! O fidalgo somente comandou, de longe, expedições para explorá-la. Perderam a oportunidade de conhecer um verdadeiro paraíso na terra, formado por 21 ilhas, rochedos, praias e uma rica fauna.
Via: G1 e Uol.