Redes sociais são as principais fontes de inspiração de viagens para brasileiros
As redes sociais atualmente influenciam de maneira considerável as decisões que as pessoas tomam. São dicas, inspirações e sugestões que mudam a cabeça de muita gente ou, pelo menos, plantam a sementinha de uma ideia nova. Essa também é uma tendência forte no meio de viagens, segundo a Booking.com.
Um estudo da plataforma de hospedagens revelou que 2 a cada 5 brasileiros (39%) se inspiram nas redes sociais para planejar as suas férias. O percentual é maior do que o da média global de 26%. O Brasil, aliás, é o terceiro maior país do mundo que consome redes sociais, com mais de 131 milhões de contas ativas.
Além das redes sociais de amigos, que postam fotos e vídeos de suas viagens e despertam aquela curiosidade de conhecer o local, os usuários brasileiros se inspiram em anúncios publicitários turísticos (35%), redes sociais de marcas e empresas (31%) e celebridades e influenciadores (24%).
O Instagram, como se era esperado, é a principal rede social inspiradora de viagens, com 90% dos brasileiros recorrendo a ela para decidir onde viajar em seguida e quais pontos turísticos visitar no local.
A rede social permite que viajantes compartilhem belas fotografias, as quais são organizadas tanto na conta do viajante quanto em todo o Instagram por hashtags de fácil navegação.
Os brasileiros também procuram dicas de viagens no YouTube (62%), Facebook (55%) e Tik Tok (31%).
O Tik Tok é a nova sensação entre as redes sociais, por isso, a Booking.com conduziu uma pequena pesquisa para entender como os entrevistados utilizam o app e a plataforma. Os vídeos curtos da rede social são úteis e dinâmicos, informando as pessoas de maneira rápida e imersiva.
Nesta rede social, viajantes procuram por dicas de viagens em geral (72%), dicas de destinos para visitar (65%), dicas de hospedagem (63%), dicas de restaurantes (62%) e dicas de atividades turísticas (58%).