Rio Grande do Sul oferece passeios comemorativos de trem no segundo semestre de 2023
Um dos melhores lugares do Brasil para fazer pitorescos passeios de trem é o Rio Grande do Sul. O estado possui vários roteiros fixos e, para o segundo semestre de 2023, está planejando passeios comemorativos.
Confira, abaixo, alguns deles.
Trem dos Vales
A quinta edição do Trem dos Vales fará viagens de Guaporé a Muçum, passando pelos munícipios de Dois Lajeados Vespasiano Corrêa. Serão, ao todo, 92 viagens aos fins de semana e feriados entre os meses de agosto e dezembro. A bordo do trem, viajantes conhecem a história da Ferrovia do Trigo, passando por várias paisagens naturais e urbanas.
Trem da Imigração
Já o Trem da Imigração vai de Muçum a Colinas, passando também por Roca Sales. São 30 km de passeio pela Ferrovia do Trigo e a Ferrovia Tronco Principal Sul percorridos em cerca de duas horas. Atualmente, cinco viagens estão programadas para o final de julho.
Os vagões recebem decorações especiais da cultura italiana e alemã para fazer jus ao passeio repleto de cultura e história. Atividades culturais e produtos da gastronomia ítalo-germânica também estão presentes na programação do passeio.
Trem da Quarta Colônia
O Trem da Quarta Colônia está com quatro viagens planejadas para os meses de junho e julho. O passeio acontece entre Santa Maria e Restinga Sêca. São 54 km de passeio por belíssimas paisagens rurais, como arrozais e morros, em aproximadamente 4 horas de passeio. Esta viagem ferroviária é somente de ida, então deve-se adquirir o retorno rodoviário para voltar ao destino de origem.
Passeios de trem no Rio Grande do Sul
Os passeios do trem são grandes sucessos nas regiões onde a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) implementou as atrações turísticas. Os passeios comemorativos são procurados, sobretudo, por idosos que desejam reviver o passeio de trem e por famílias com crianças para que os pequenos tenham a experiência de uma viagem ferroviária.
Entre os passeios fixos do Rio Grande do Sul estão a tradicional Maria Fumaça de Bento Gonçalves e em Marcelino Ramos.
Via: Gauchazh.