Rio de Janeiro usa pacotes de incentivos para atrair ITA Transportes Aéreos e outras companhias aéreas
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, ou RIOgaleão, é um dos principais centros de conexão da ITA Transportes Aéreos, que começou a voar recentemente pelo Brasil. Até abril de 2022, serão operados 21 destinos do terminal carioca.
Essa realidade é fruto de um pacote de incentivos públicos-privados, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, a Riotur e o RIOgaleão oferecidos para as companhias aéreas. Desde 2014, o aeroporto carioca traz companhias aéreas interessadas em fazer conexão no terminal através desses incentivos. As aéreas low cost Flybondi e SKY e as empresas Air Canada, Royal Air Maroc e Paranair são alguns exemplos dos bons resultados.
Uma das motivações da decisão é a redução de 13% para 7% da alíquota de ICMS do querosene de aviação (QAV) comercializado nos Centros Internacionais de Conexão, ou HUBs, a qual é prevista em lei. O combustível é um dos maiores gastos operacionais das companhias aéreas, chegando a compor 40% das despesas, por isso, incentivos são vantajosos para as empresas.
Essa redução aumenta a competitividade do Rio de Janeiro na atração de aéreas e, ainda, oferta mais praticidade nas viagens e uma quantidade maior de destinos para os viajantes.
A partir de agosto, os voos da ITA Transportes Aéreos partirão do RIOgaleão para os seguintes destinos: Guarulhos (SP), Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Fortaleza, Natal e Maceió.
Em setembro, serão adicionados mais quatro destinos, sendo eles Vitória, Goiânia, São Luís e Aracaju. Já a partir de 2022, seis novos destinos vão compor os voos da ITA partindo do aeroporto RIOgaleão: Belém, Foz do Iguaçu, Salvador, Navegantes, João Pessoa e Manaus.
Via: AEROIN.