Sanduíche brasileiro está entre os 100 mais populares do mundo!

Já parou para pensar quais são os melhores sanduíches encontrados ao redor do mundo?

Quem é fã desse lanche rápido tende a querer experimentar variações de sanduíches em suas viagens, principalmente nas internacionais, quando se tem a possibilidade de encontrar sabores bem diferentes do que se está acostumado.

O TasteAtlas, plataforma de gastronomia que frequentemente analisa a culinária global, reuniu os 100 sanduíches mais populares do mundo em uma única lista. Um exemplar brasileiro encontrou um espacinho nesse ranking delicioso!

Abaixo, separamos o TOP 5 dos melhores sanduíches do mundo!

5. Bánh mì

Foto: Nsaum75 via Wikipédia.

Em quinto lugar está um sanduíche de Vietnã, o Bánh mì (a pronúncia é ‘bun mee’). O lanche conta com um conjunto de sabores herdados do período colonial e adições dos próprios vietnamitas para deixar o sanduíche com mais cara de iguaria local. É feito com pão crocante, carne picada, chili, coentro e picles. Também existem variações que usam frutos do mar e carne de porco em vez da carne bovina, além de vegetais diversos.

4. Bocadillos

Bocadilhos é um sanduíche espanhol feito com baguetes espanholas e recheio de queijo e omelete e várias alternativas de carne. Pode ser adicionado atum, linguiças de chorizo, presunto ou picadinho de carne bovina. Algumas variações usam azeite de oliva, tomate, pimenta, batata, frango, queijo de cabra, entre outros. Viajantes as encontram ao viajar por regiões diferentes da Espanha.

3. BLT

O terceiro lugar é ocupado por um sanduíche americano bem conhecido no Brasil: o BLT. Trata-se de um lanche leve e fácil de fazer! São usados pão de forma, tomate, alface, bacon e maionese no preparo. É importante que o bacon tenha sido frito recentemente e esteja bem crocante. Da mesma forma, o tomate deve ser picado em pedaços pequenos. As fatias de pão devem ser torradas até ficarem douradas. Todas essas dicas são da crítica de comida, Mimi Sheraton.

2. Tortas

Foto: Kiwidough via Wikipédia.

O sanduíche ‘Tortas’ é de origem mexicana! Dois tipos de pães podem ser usados para o seu preparo: o bolillos francês (a versão original do famoso pão francês consumido no Brasil) e o teleras mexicano, um pão macio e ligeiramente redondo. O recheio consiste em feijões, abacate, tomatos, queijo, jalapeños e carne bovina ou de frango. A carne pode ser à milanesa ou grelhada.

1. Grilled Cheese

O sanduíche de queijo grelhado dos Estados Unidos é o primeiro colocado deste ranking. Feito apenas com duas fatias de pão, manteiga e queijo derretido, é um lanche prático e fácil de fazer. A manteiga é passada na parte de trás das fatias para que elas sejam torradas na frigideira enquanto o queijo derrete entre elas. A primeira aparição do sanduíche de queijo grelhado aconteceu em 1920, quando era feito somente com uma fatia.

E o sanduíche mais popular do Brasil?

O Bauru configura o 71º lugar da lista do TasteAtlas. Chamado de “verdadeiro clássico brasileiro”, a receita original do Bauru inclui pão francês, queijo derretido, tomate, picles fatiado e rosbife. Hoje, uma variedade de sanduíches Bauru é encontrada ao redor do Brasil. A versão mais “simples” (normalmente feita em casa) é com pão fatiado e recheio de presunto, queijo e tomate.

Foto: Rodrigoalves11 via Wikipédia.

O Bauru foi inventado em 1930 graças à Casemiro Pinto Neto, estudante de direito cujo apelido era Bauru em homenagem a sua cidade de origem.

Em uma das suas visitas ao restaurante Ponte Chic, em São Paulo, do qual era um frequentador assíduo, ele solicitou ao chef que criasse um sanduíche especialmente para ele. O novo sanduíche rapidamente ganhou popularidade no estabelecimento, tornando-se o lanche mais vendido do Ponte Chic.

Para conferir a lista completa do TasteAtlas, clique aqui.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Sair da versão mobile