São Bento do Sapucaí (SP) recebeu o título de “Capital do Esporte Radical” após muitos pedidos para reconhecer a cidade como destino turístico do esporte de aventura.
O município apresenta uma diversidade de trilhas, cachoeiras e escaladas. Para os viajantes mais aventureiros, é um destino muito interessante para gastar energia e conhecer belas paisagens naturais.
A deputada estadual Letícia Aguiar apresentou o Projeto de Lei 396 / 2020 que oficializa a declaração. “Quem visita São Bento tem várias opções em todas as modalidades de esporte radical: corrida em montanha, escalada e mountain bike”, declarou ela. Ela também destacou a hospitalidade da população local como outro ponto forte de São Bento do Sapucaí.
O projeto ainda precisa ser aprovado nas comissões permanentes antes de seguir para votação em plenário e, enfim, tornar-se lei. No entanto, o título já é certo para os moradores do município.
Turismo de aventura na cidade
A 175 Km de São Paulo capital, São Bento do Sapucaí situa-se na Serra da Mantiqueira. O esporte radical é a sua marca registrada. Entre as práticas esportivas disponíveis estão o voo livre (asa delta e paraglider), montanhismo, mountain bike, trekking ou caminhada, cavalgada, rapel, motocross, e muitas outras!
O Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais populares, é formado por um conjunto de rochas voltado para os praticantes de escalada. São, pelo menos, 30 vias de escalada com graus de dificuldade variados para serem explorados pelos esportistas.
Por conta desse atrativo desafiador, foram criadas escolas de escalada com serviços de guia para escalada em rocha. Uma oportunidade perfeita para os viajantes aventureiros!
A cultura quilombola também é um destaque da cidade. Os turistas podem conhecer as expressões artísticas dos quilombolas através de artesanatos de raiz e museus.
Para explorar mais opções do que fazer, acesse o site da Prefeitura.