São Paulo vai exigir comprovante de vacinação para entrar em estabelecimentos
A cidade de São Paulo vai exigir comprovante de vacinação contra a COVID-19 para a entrada em espaços coletivos, como eventos, shoppings, bares e restaurantes. O prefeito Ricardo Nunes anunciou, nesta segunda-feira (23), que esse será o “passaporte da vacina” da capital.
O documento vai ser emitido por um app. Paulistas terão que se cadastrar e emitir um QR Code, ou Código QR, nele. Na entrada dos estabelecimentos, deverão apresentar o código para ser escaneado. Com ele, os locais saberão se a pessoa está imunizada e se há alguma dose de vacina contra a COVID-19 atrasada, caso em que ela deverá ser barrada.
Os estabelecimentos que permitirem a entrada de pessoas não vacinadas serão multados pela Vigilância Sanitária, que continuará fiscalizando os empreendimentos.
O aplicativo será lançado até a próxima sexta-feira (27). Ele servirá, ainda, para as pessoas consultarem seus calendários de vacinação e se informarem sobre a data da segunda dose.
“É um serviço importante porque às vezes a pessoa recebe a carteirinha de vacinação e esquece. Muitos não tomaram a segunda dose – hoje são 211 mil na cidade de São Paulo por conta de esquecimento”, informou o prefeito.
Na semana passada, o governador do estado, João Doria, encerrou a quarentena. Bares, restaurantes, academias e cinemas não têm mais restrição de horário ou quantidade de público. Shows podem ser realizados contanto que as pessoas estejam sentadas. Eventos esportivos com público continuam proibidos.
Mesmo com a liberação da quarentena, ainda há preocupação com a circulação da variante de Delta no estado e a maioria da população ainda não está imunizada com as duas doses.
Via: G1.