São Paulo recebe insumos para produzir mais 5 milhões de doses da vacina contra a COVID-19
Um lote de 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), suficientes para produzir 5 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan contra a COVID-19, a Coronavac, aterrissou em São Paulo nesta segunda-feira (19).
O lote enviado pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Butantan e do Governo do Estado de SP, foi transportado pela companhia aérea Turkish Airlines. A aeronave deixou Pequim na última sexta-feira (16) e realizou escalas em Istambul e em Dakar até chegar em São Paulo.
Agora, os insumos passarão por processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade. Só então eles serão disponibilizados para a produção dos imunizantes.
- Confira ainda! Promoção Abastece Aí: concorra ao sorteio de 10 Corollas Híbridos + 2.000 créditos de R$ 50 para o app
O Governador João Doria, o Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, estiveram presentes na ocasião. A carga foi entregue no Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta das 06h. “Com isso vamos chegar a 46,4 milhões de doses da vacina. É São Paulo, é o Butantan ajudando a vacinar o Brasil”, disse João Doria.
Insumos recebidos pelo Butantan
Desde o fim de 2020, o Instituto Butantan vem recebendo remessas de IFA. Em fevereiro, 11 mil litros de insumos chegaram ao país. Já em março, o Butantan recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de IFA, os quais possibilitaram a produção de 14 milhões de doses.
Na última semana, o Butantan atingiu a marca de 40,7 milhões de doses enviadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI). As entregas chegaram a porcentagem de 88,4% da meta de 46 milhões de doses a serem enviadas até o dia 30 de abril. Esta meta está prevista no contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde.
Via: Governo de SP.